A Fundação Hansen Bahia realiza uma exposição comemorativa aos 95 anos do gravador Karl Hans Hansen – Hansen Bahia. São 78 obras restauradas com o patrocínio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife, que ficarão expostas no período de abril de 2010 a março de 2011, na Casa Museu e Memorial dos Hansen, localizada na Fazenda Santa Bárbara em São Félix – Ba. A abertura da exposição acontece no dia 19 de abril, às 17hs, data de aniversário do artista.
Hansen Bahia
Karl Heinz Hansen nasceu no dia 19 de abril de 1915, em Hamburgo, na Alemanha. Vindo de uma família humilde era filho de Carl Hansen e de Hertha Hansen Neverman. Estudou arte na Alemanha e na Suécia, além de fazer literatura e cinema. Antes de seguir carreira de artista, Hansen foi pintor de paredes, vendedor de sorvetes e marinheiro, sendo esta última ocupação a que mais marcou sua vida. Iniciou sua carreira como artista plástico aos 30 anos de idade, após a Segunda Guerra Mundial, quando deixou de ser marinheiro das tropas militares lideradas por Hittler.
Em 1950 chega ao Brasil para realizar a sua primeira exposição no país. Trabalhou por quatro anos na Editora Melhoramentos, em São Paulo. Em 1955 foi convidado para fazer uma exposição na Galeria Oxumaré, em Salvador – Ba. Foi daí que todo seu amor pela “Bahia de Todos os Santos” despertou. A fim de demonstrar o seu sentimento pela terra e pelo Brasil, Hansen naturaliza-se brasileiro, e Karl Heinz Hansen adota o nome de Hansen Bahia.
A xilogravura é uma das artes gráficas mais apreciadas pelos alemães. A arte moderna alemã, desde o expressionismo, tem-se inclinado a usar essa técnica que se desenvolveu na idade média. Na xilogravura de Hansen todos os elementos: o espaço, a cor e o próprio tema escolhido pelo artista, são usados de maneira a apreenderem simultaneamente, as qualidades essenciais da forma exterior e o conteúdo emotivo da natureza humana e das coisas. São um misto de ternura, sensualidade e simplicidade as obras de Hansen.
Casa, Museu e Memorial dos Hansen
Em 1975 Hansen e sua esposa Ilse conhecem Cachoeira e São Félix. O artista percebeu que a paisagem das cidades lembrava muito a cidade onde nasceu, Hamburgo, na época da sua infância. Comprou então a Fazenda Santa Bárbara, localizada em São Félix e que possui uma visão privilegiada de Cachoeira. Na fazenda, construiu seu ateliê e viveu com sua esposa. Além disso, a Fazenda Santa Bárbara tornou-se um recanto para receber as suas visitas, sejam elas de amigos, políticos ou admiradores.
Após a morte de Hansen Bahia, em 14 de junho de 1978, Ilse Hansen fez também seu testamento particular doando à Fundação Hansen Bahia a Fazenda Santa Bárbara. Após o falecimento de Ilse, cinco anos depois da morte de Hansen, foi construído um memorial, na própria fazenda, onde foram colocados os restos mortais de Ilse junto às cinzas de Hansen.
Em 2002 foi reinaugurada a sede do Museu Hansen Bahia na Fazenda Santa Bárbara, em São Félix. Com isso, além de visitar o Museu em Cachoeira e conhecer as obras do artista, o público ainda pode conhecer a residência do casal, e o ateliê do artista.
Casa, Museu e Memorial do Hansen Bahia, Fazenda Santa Bárbara, s/n, São Félix – Ba.
Horário: Terça a sexta – feira: 09h às 12h, 13:30 às 17h.
Aos sábados: 09h às 13h.
Quanto: Entrada Franca
Realização: Fundação Hansen Bahia
Contato: (75) 3438 - 2442/ 3425 - 1453
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.