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PROEXT realizou o I Seminário de Educação do Campo

20/07/07 15:24 , 13/01/16 15:26 | 3057
Com a temática 'Universidade, Movimentos Sociais e Política Pública', o Seminário aconteceu em Amargosa, no Centro de Formação de Professores.
No Seminário foram apresentadas experiências de escolas novas para o campo (projeto semear e escola família agrícola), ambos voltados para a educação básica e com uma estrutura comum, onde a formação se dá em três aspectos: escolaridade, formação profissional e formação política social; com regime de alternância (um tempo na escola e outro na comunidade). Foram relatadas trajetórias históricas das conquistas de políticas públicas educacionais para o campo e o projeto de licenciatura para educadores do campo.

Para os participantes foi importante discutir o conceito de campo e de camponeses, o direito do campo às políticas públicas, a viver no campo com acesso irrestrito à cidade, e o direito de produzir cultura, tecnologia, sustentabilidade e outras formas de produção para o campo.
Ficou claro durante o evento que o maior objetivo de repensar a educação do campo é ter uma escola que valoriza, inclui, respeita saberes e articula conhecimento com contexto sócio-político cultural e econômico voltado às necessidades do homem do campo.

O Seminário contou com a presença de estudantes, professores do CFP e do CCAAB, do curso de Agronomia, de sindicatos e associações rurais, secretarias de educação de vários municípios, além de representantes da PROEXT, entre eles o Pró-reitor Aelson Almeida, do Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, do Diretor do CAHL, Geraldo Costa e da Pró-reitora de Planejamento Dinalva Melo.

Por nascer das lutas e  reivindicações dos povos do Recôncavo Baiano, a UFRB   tem o compromisso de contribuir para  o desenvolvimento econômico, político e sócio-cultural desse território, na perspectiva da sustentabilidade e do respeito à diversidade.

Segundo o Pró-reitor de Extensão, Aelson Almeida, a PROEXT compreende que a educação do campo é condição estratégica para que o Recôncavo desenvolva suas potencialidades e supere suas deficiências históricas.

Para tanto, 'busca o diálogo com a comunidade acadêmica visando aprofundar os conhecimentos sobre a área e debater as políticas públicas em exercício para esse setor', enfatiza o Pró-reitor.

A comunidade acadêmica da UFRB está convidada a conhecer, discutir e avaliar as políticas públicas  para o campo,  as experiências educacionais dos Movimentos Sociais e o Projeto Piloto de Licenciatura para educadores do campo que está sendo implantado pela UFBA em parceira com a UFRB.
 

 

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