O Campus Cruz está mais colorido, com seis tendas de circo, armadas em frente ao Pavilhão de Aulas I. São nelas que as atividades da Caravana do Esporte estão sendo desenvolvidas. A Caravana, que permanece até o dia 22 de julho no Campus Cruz, tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes, e espera a participação de cerca de 3.000 jovens das escolas da região.
Atividades voltadas para as práticas de futebol, vôlei, basquete, tênis, atletismo, judô e ginástica estão sendo oferecidas para crianças e adolescentes, entre sete e quartoze anos. Além de atividades físicas, acontece paralelo a essas atividades, a Caravana da Música, que vem com a proposta de contribuir com construção da identidade da criança e do adolescente, a partir do desenvolvimento de suas potencialidades através de manifestações artísticas e culturais. Os orientadores incentivam a oralidade através das cantigas de roda e cantigas ligadas ao folclore regional, para assim fortalecer a identidade de nosso povo.
A equipe da Caravana do Esporte contou com a participação do velocista Claudinei Quirino. O atleta desenvolveu atividades com as crianças da região que estavam participando do projeto. Quirino explicou técnicas e dicas da modalidade esportiva em que atua, como salto em distância e corrida com bastão.
Além do medalhista olímpico, participaram do evento o lutador de Judô, Mário Sabino, e do jogador de basquete Márcio Cipriano.
A cantora Elza Soares foi convidada especial, do “Cirque ERÊ”, um espetáculo com performances de música, circo e dança, produzido pela Caravana. A apresentação que contou com a participação do Reitor da UFRB Paulo Gabriel Soledade Nacif, foi uma forma de homenagear a cantora, através dos grupos culturais da zona rural de Cruz das Almas que utilizou ritmos dos sambas de enxada e do machucador, cultura de raiz da comunidade local de agricultores.
{morfeo 22}