O Professor Paulo Cezar Lemos de Carvalho, do CCAAB, é um dos autores do livro "500 perguntas/500 respostas sobre a cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz)".
O livro é mais uma iniciativa da EMBRAPA em aproximar o agricultor e profissionais das áreas correlatas interessados nos resultados de pesquisa daquela empresa. Escrito por 10 pesquisadores do CNPMF (Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura), um pesquisador da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA) e pelo professor da UFRB (ex- pesquisador do CNPMF/EMBRAPA), o livro é estruturado em 17 capítulos com perguntas que foram coletadas durante a realização de feiras agropecuárias, seminários, dias de campo e palestras, e por meio de cartas enviadas ao serviço de atendimento ao cidadão (SAC) do CNPMF. As perguntas foram elaboradas por produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais.
O primeiro capítulo foi escrito pelo professor Paulo Cezar, e trata da classificação botânica da mandioca, relações com seus parentes silvestres mais próximos, centro de diversidade e distribuição da espécie em todo o planeta. Ele ressalta a importância das outras espécies de Manihot como reserva estratégica de gens com potencial para resolver problemas fisiológicos e de pragas e patógenos que possam atacar a cultura da mandioca em todas as áreas onde a mesma se encontra distribuída. Além da taxonomia é abordado neste capítulo também os aspectos referentes à morfologia da planta, com ênfase para a flor, cujo sistema reprodutivo constitui a base para a considerável diversidade na espécie com inúmeras cultivares utilizadas pelos agricultores nas mais diversificadas regiões onde a mesma está sob cultivo.
O livro pode ser adquirido na EMBRAPA.