A UFRB vai oferecer, já em 2008.1, o mestrado acadêmico em Microbiologia Agrícola, na grande área de Ciências Agrárias I.
O curso foi estruturado com uma área de concentração (Microbiologia Agrícola) e três linhas de pesquisa (1. Ecologia e processos microbianos aplicados, 2. Ecologia e manejo de fitopatógenos e 3. Diversidade genética e interações moleculares microorganismos-planta.
O corpo docente vai se reunir para definir as datas de seleção.
O Programa de Mestrado é resultado de uma associação com a EMBRAPA fruticultura e mandioca, firmada através de convênio de cooperação técnica. Dos 12 docentes permanentes, metade é da UFRB e a outra metade da EMBRAPA. Há ainda dois docentes colaboradores, que são bolsistas PRODOC/FAPESB.
O Mestrado acadêmico tem 14 disciplinas e para esta primeira turma vai oferecer oito vagas, que serão ampliadas posteriormente.
Na avaliação da Capes, o curso atende a uma vocação regional e a UFRB possui infra-estrutura necessária e tradição nas ciências agrárias, haja visto que herdou um Programa de Pós Graduação na área, criado em 1978.
O Reitor da UFRB, Professor Paulo Gabriel Nacif visitou as instalações do laboratório de microbiologia aplicada (detalhe na foto, com os estagiários do laboratório) e parabenizou toda a equipe do Programa de Mestrado Acadêmico em Microbiologia Agrícola, especialmente os Professores Jorge Teodoro de Souza, coordenador do mestrado e a Professora Ana Cristina Fermino Soares, vice-coordenadora. Eles foram os articuladores do projeto.
Maiores informações sobre o mestrado no telefone (75) 3621-2002.