Eles já são bem conhecidos: Dinalva Melo e Warli Anjos de Souza. Ela estava na Proplan. Ele na Prograd.
A Proplan administra orçamento, planeja custos permanentes, sistematiza onde aplicar os recursos que a UFRB dispõe.
A Prograd gerencia os cursos, os planejamentos pedagógicos, os currículos, enfim, tudo o que diz respeito às questões acadêmicas da graduação.
Durante um ano de reitorado pró-tempore os dois deram conta do serviço, mas agora eles deixam as respectivas pró-reitorias, por um simples motivo: o perfil de cada um se encaixa melhor na pró-reitoria do outro.
Díficil de entender? não, quando se sabe que Professora Dinalva é graduada em Filosofia com mestrado em Educação, com concentração em planejamento educacional. E Professor Warli é formado em Agronomia, com mestrado em administração e doutorado em Economia Aplicada.
Conhecendo-se o perfil de cada um, fica fácil saber o porquê da 'troca de cadeiras'.
Segundo a Professora Dinalva as duas pró-reitorias dialogaram o tempo todo e com a troca ela acredita que a interação deve aumentar. Ela avalia que a troca vai ser muito rica, no sentido de continuidade e de prazer em desenvolver ações da área educacional.
Professor Warli não tem dúvidas que enfrentou grandes desafios na Prograd, com a herança dos currículos da UFBA e reformulação de Projetos Políticos Pedagógicos. Mas ser tranferido pra Proplan vai lhe proporcionar aplicar conhecimentos adquiridos em suas especializações e poder somar na tarefa de construção da UFRB.
Durante a posse dos professores nas novas pró-reitorias, eles agradeceram a toda a equipe que os acampanhou ao longo deste último ano, aos professores, que sempre responderam às solicitações das pró-reitorias e à confiança do Reitor, em mantê-los na equipe.
O Reitor também agradeceu a confiança dos professores em permanecer na administração central e disse que não tem dúvidas que a troca será mais interessante para a UFRB. É uma questão estratégica, já que a Prograd, agora Pró-reitoria de Ensino e Registro Acadêmico, enfrentará o desafio da criação de 6 novos cursos em 2008 e a entrada de 1.400 novos alunos. Já a Proplan tem pela frente a aplicação de recursos em laboratórios, bibliotecas, salas especializadas, enfim, a UFRB está recebendo recursos que precisam ser bem aplicados.