Fechar
Página inicial Notícias CONSUNI, em reunião extraordinária em Cachoeira, aprova Comitê de Instalação de Casa da Lusofonia

CONSUNI, em reunião extraordinária em Cachoeira, aprova Comitê de Instalação de Casa da Lusofonia

07/08/07 13:28 , 13/01/16 15:26 | 2523

O  08 de agosto de 2007, foi um dia histórico para a UFRB. O CONSUNI, Conselho Universitário, se reuniu, pela primeira vez, fora do Campus Cruz das Almas e para um evento muito significativo para Cachoeira.  

Em uma reunião extraordinária, no Plenário da Câmara de Vereadores de Cachoeira, o CONSUNI aprovou um comitê, responsável pela Instalação da Casa da Lusofonia.  

Para  o Professor Luiz Fernando Saraiva, do curso de História da UFRB, foi histórico ainda 'pois a UFRB começa a reforçar os laços com a Comunidade do Recôncavo trazendo experiências e contatos que irão fortalecer e dinamizar essa Região' analisa. Estavam presentes na reunião extraordinária do CONSUNI, 19  membros do Conselho,  o Prefeito  de São Felix, o Prefeito de Cachoeira, o Presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira, o Coordenador da Fundação Hansen Bahia,  representantes do DETRAN, ROTARY, do  Gabinete do Deputado  Walter Pinheiro, do Deputado  Bira Coroa,  a Secretaria de Educação de Cachoeira,  um representante da Secretaria de Cultura do Estado,  do Jornal o Guarany, o secretário municipal de Cultura, o Presidente da Lira Ciciliana, um representante da Associação da Cidadania, além de  professores, estudantes da UFRB e pessoas da comunidade local.


A criação da Casa da Lusofonia em Cachoeira será a primeira fora de Portugal e irá reforçar os laços entre os povos que fazem do Português sua principal língua de contato. Existem hoje, pelo menos 220 milhões de pessoas no mundo que se comunicam nessa língua, em 08 países (Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Porto Príncipe, Timor Leste e Guiné Bisau) além de comunidades espalhadas em vários continentes, foi o que afirmou Mário Alves, jornalista português, um dos criadores da idéia da Casa da Lusofonia e Presidente da ONG Etnia.
Mário Alves ainda afirmou no evento, que existem projetos de se criarem Casas semelhantes em Itabira (Minas Gerais), Fortaleza (Ceará) e uma proposta ainda em estudo de 22 'mini-casas' da Lusofonia espalhadas por centros culturais no Rio Grande do Norte.


O Comitê criado pelo Reitor Paulo Gabriel Nacif para a implementação da Casa da Lusofonia é composto pelo Poeta Damário da Cruz, representando a comunidade de Cachoeira e dos professores Paulo Miguez e Carlos Ribeiro, do Centro de Artes Humanidades e Letras da UFRB.

Participaram do evento dezenas de personalidades e autoridades de Cachoeira e São Félix, mostrando que as relações entre Universidade e o Recôncavo estão se estreitando.
 

Para saber mais sobre as Casas da Lusofonia 

A Casa da Lusofonia é um espaço de Cultura que integra os países de língua portuguesa. Ela já existe em Lisboa. A ONG Etnia participa da criação das Casas da Lusofonia nos vários países de língua portuguesa. A proposta da ONG Etnia é criar uma rede de espaços culturais em todos os países de Língua Portuguesa, responsáveis por promover uma troca constante de informações, intercâmbios, eventos e programas educativos. 

A iniciativa da organização não-governamental Etnia - Cultura e Desenvolvimento é em conjunto com a  Escola Secundária de Camões e da Junta de Freguesia de S. Jorge de Arroios e tem o apoio institucional da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Para o Professor de Comunicação Paulo Miguez, trazer a Casa da Lusofonia para Cachoeira estabelece uma ponte com os países lusófonos, Portugal inclusive, mas muito particularmente com os cinco países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe).

Ele avalia que esta ação de aproximação abre perspectivas de cooperação internacional com as universidades dos países membros da CPLP.  Além disso, Miguez afirma que 'fortalece a identidade do CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, no que concerne à cultura como eixo indutor e organizador das atividades do centro e reafirma o compromisso da UFRB de acionar atividades que estimulem a vida sócio-cultural dos municípios que sediam os seus campi' finaliza o professor, que foi um dos articuladores, quando da última viagem que fez a Lisboa, para que a Casa fosse instalada em Cachoeira, junto com o professor Luiz Nova.

 

 

 

 

Na dúvida, fale conosco!