http://www.ufrb.edu.br/reverso/2010/10/19/reitor-da-ufrb-afirma-ser-coincidencia-a-instalacao-de-laboratorios-e-avaliacao-do-mec/
19/10/2010 - Reverso Online
Paulo Gabriel Nacif, reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), acompanhou no último dia 15, a visita in loco dos representantes do Ministério da Educação (MEC), que estiveram em Cachoeira a fim de avaliar o curso de jornalismo.
Os avaliadores encontraram as salas destinadas à edição de áudio e vídeo já com ar-condicionado, isolamento acústico e outros equipamentos instalados. Perguntado sobre o porquê da instalação não ter ocorrido antes, o reitor justificou que foi devido à burocracia.
Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, em entrevista sobre reconhecimento do curso de jornalismo. Crédito: Lorena Morais
Segundo ele, os equipamentos foram comprados há mais de seis meses e foi uma coincidência os laboratórios estarem em fase final de implantação no mesmo período em que o MEC visitou o curso.
Ainda para Nacif, a universidade avançou muito quanto à quantidade e qualidade dos docentes, na criação de espaços de convivência e na construção de uma identidade institucional. No entanto, ainda existem deficiências quanto à infra-estrutura externa – qualidade da energia que a universidade recebe e conexão com a internet.
“Mesmo contratando um engenheiro elétrico ‘top de linha’, só resolveríamos 50% dos problemas. É o preço que se paga por se ter uma universidade situada na região Nordeste e, principalmente no interior da Bahia”. E concluiu: “É preciso ampliar nossa eficiência já que o processo de avaliação começou, para podermos ter referências e sermos bem sucedidos no processo de avaliação”.