O Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, foi nomeado vice-presidente do Conselho Deliberativo da FAPEX – Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão. A FAPEX foi criada em 1980 por iniciativa da UFBA, com o objetivo de apoiar a pesquisa e extensão em de diversas instituições de ensino superior.
”A UFRB agora é sujeito do processo de administração da FAPEX, podendo interferir nos seus rumos, de modo a ampliar cada vez mais o apoio às nossas ações de pesquisa e extensão”, afirmou o Reitor da UFRB.
Com as mudanças em seu estatuto, a UFRB ganhou, ao lado da UFBA, atenção especial da fundação que passou a “apoiar os trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensão e as atividades de capacitação e qualificação dos corpos docente e técnico - administrativo de instituições educacionais, em especial da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, bem como cooperar com o desenvolvimento científico e tecnológico, a transferência de tecnologia, a pós-graduação e a pesquisa em qualquer parte do território nacional, interagindo com outras instituições da sociedade, públicas ou privadas, do país ou do exterior, usando para tanto todos os meios a isso necessários, celebrando para tanto todo e qualquer ato jurídico para instrumentalizar suas ações, em atividades de assistência técnica, consultoria e prestação de serviços em áreas de sua competência”, conforme determina o novo estatuto da entidade.
“Devido à legislação atual, que impede a fluidez administrativa na relação das universidades federais com os demais entes da sociedade, as fundações se tornaram ferramentas importantes. No entanto, não podemos permitir a proliferação de fundações, como ocorreu no passado, sem o controle efetivo da comunidade acadêmica”, completou o Reitor Paulo Gabriel.