Entre os dias 07 e 09 de junho, o vice-reitor da UFRB, professor Silvio Soglia, juntamente com as estudantes Lilian Costa (Enfermagem) e Marília Marques (Jornalismo), atualmente em Mobilidade Acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), participaram do XXI encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP – em Bragança, Portugal.
O evento foi um espaço amplo para divulgação de novas ideias, observação e discussão dos países lusófonos para a realidade universitária. Ao total foram 460 inscritos, entre eles reitores e representantes de instituições de ensino superior dos países que têm o português como língua oficial (Angola, Macau, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe).
O IPB é o anfitrião este ano e os principais assuntos debatidos foram as novas formas de cooperação dos países lusófonos dos quatros continentes: América, África, Europa e Ásia. Um dos objetivos desta edição é discutir a importância da internacionalização no Ensino superior, promover o ensino à distancia, criar novas formas de apoio ao intercâmbio acadêmico e projetos que apoiem a investigação científica e possibilidades de cooperação entre estes países.
A presença da UFRB no evento demonstra a importância que esta instituição atribui à língua como fator de desenvolvimento e união entre povos e países. Foi montado um stand com fotografias e panfletos informativos acerca dos cursos, estrutura da universidade e possibilidades de intercâmbio oferecidos pela Federal do Recôncavo da Bahia. Os representantes da UFRB participaram das conferências, mesas redondas e outras atividades referentes ao evento da AULP a fim de representar e divulgar a instituição.
Matéria com a colaboração da estudante Marília Marques.