O Projeto ERVAS será ampliado
11/09/07 11:25
,
13/01/16 15:26
|
3020
O Projeto Ervanário Regional de Valorização da Agroecologia Familiar e da Saúde - ERVAS, que está sendo realizado nos municípios de Amargosa e Mutuípe e conta com financiamento do MCT/ CNPq, será ampliado.
Segundo a coordenação do projeto, ele já estava na etapa final de realização, porém com a aprovação da proposta submetida ao Edital 2007 do PROEXT do MEC, o projeto ERVAS será ampliado para Programa e será promovido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRB. Além da continuidade das atividades em Amargosa e Mutuípe, os municípios de Santo Antonio de Jesus e Cruz das Almas também serão incorporados ao Programa. A coordenação do programa ficará sob responsabilidade dos professores Franceli da Silva e Alexandre Almassy do CCAAB.
O objetivo geral do projeto ERVAS é promover a integração e o fortalecimento da agroecologia no âmbito da agricultura familiar na Região do Recôncavo Sul da Bahia por meio do cultivo de plantas medicinais, valorizando a diversificação da produção, o resgate do conhecimento tradicional e a sua correlação ao saber científico. Proporcionar a diminuição dos gastos do poder público municipal com a aquisição de medicamentos convencionais, disponibilizando manipulados de plantas medicinais aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
Nas fotos, as atividades desenvolvidas até o momento pelo projeto:
Os módulos 1 e 2 do Curso de Associativismo e Cooperativismo para os agricultores familiares das comunidades rurais participantes do Projeto, realizados em Amargosa.
Ministrante: Professora Tatiana Velloso do CCAAB/ UFRB
O Curso de Plantas Medicinais e Suas Atuações no Organismo Humano para profissionais da saúde dos municípios de Amargosa e Mutuípe.
Ministrantes: Professores Alexandre Almassy e Franceli da Silva
{mosimage}