O Prof. Jorge Fernando Silva de Menezes, do Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos (GMF-CNPq), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou visita de cooperação técnico-científica ao BSTR- Laboratório de Terras Raras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O objetivo da visita envolveu a temática espectroscopia de emissão. O laboratório BSTR é referência nacional e internacional na química de terras raras, com foco na produção de dispositivos moleculares que são usados em áreas diversas, tais como materiais e médicas (ensaios clínicos).
Na oportunidade, o Prof. Jorge Menezes realizou medidas espectroscópicas de sistemas produzidos nos laboratórios do Centro de Formação de Professores da UFRB, estreitando ainda mais a cooperação entre os grupos de pesquisa das duas Instituições de Ensino Superior (IES).
A visita aconteceu entre os dias 16 a 19 de agosto, a convite do Prof. Severino Alves Júnior, atualmente um dos responsáveis pelo BSTR ao lado do fundador Prof. Gilberto F. de Sá, ambos do Departamento de Química da UFPE.