Professores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia estiveram presente no Ciclo de Debates da Abralatas 2011. O evento de âmbito nacional discutiu aspectos sociais, ambientais e econômicos do tempo de vida das latas de alumínio e a relação com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O debate realizado na última quarta-feira, 24, foi promovido pela Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade- Abralatas no auditório da Procuradoria-Geral do Ministério Público em Salvador, Bahia. Representantes do setor privado, dos movimentos de catadores de materiais recicláveis, do Ministério Público e do Governo Estadual contribuíram nas discussões acerca do tema.
Os alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental George Leal, Zenite Carvalho, Vagner Figueiredo, Bruna Oliveira, Igor da Silva, Indison de Jesus e Catiane do Nascimento foram acompanhados das professoras Anaxsandra Duarte e Rosa Alencar do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). A Associação Cata Renda também participou do evento com Nilza Oliveira, Hilda Oliveira, Sueli Santos, Eliene Gonçalves, Joelina dos Santos, Maria das Graças Souza Sueli Carmo como representantes.