Mais uma vez o curso de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi avaliado com quatro estrelas no Guia do Estudante e permanece entre as melhores do país. A classificação, definida como “muito bom”, refere-se a graduação ministrada pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB.
A avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante está em sua 21ª edição. Desde a formação da UFRB, há seis anos, a graduação de engenharia agronômica já foi cinco vezes classificada com quatros estrelas. A revista, publicada anualmente pela editora Abril, possui um grupo de consultores, formado por docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do MEC, que informa uma pontuação e, em seguida, é feita uma média do conceito obtido. O coordenador do colegiado do curso, profº Elvis Lima, esclarece os critérios utilizados: “vão desde a qualificação do corpo docente e infra-estrutura a publicações em revistas especializadas, projetos financiados, número de alunos ingressantes e concluintes, interação com a Pós-graduação, dentre outros aspectos”
O programa desenvolvido na graduação e a grande quantidade de doutores são destacados pelo profº Elvis Lima como peças fundamentais para tal classificação. “Nosso trabalho junto ao Colegiado nestes últimos quatro anos focou a atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso. Segundo a DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais), nosso Colegiado é composto de membros atuantes e comprometidos”. Além disso, “nosso corpo discente é formado por jovens interessados em suas formações”, aponta o professor.
Atualmente cerca de 90 graduados se formam por ano no curso da UFRB.