Fechar
Página inicial Notícias Pesquisa inédita sobre segurança pública será desenvolvida em Feira de Santana pelo professor doutor da UFRB, Herbert Martins

Pesquisa inédita sobre segurança pública será desenvolvida em Feira de Santana pelo professor doutor da UFRB, Herbert Martins

30/08/11 10:17 , 13/01/16 15:45 | 1565

http://www.jornalgrandebahia.com.br/materia/33965/pesquisa-inedita-sobre-seguranca-publica-sera-desenvolvida-em-feira-de-santana-pelo-professor-doutor-da-ufrb-herbert-martins

09/09/2011 - Jornal Grande Bahia

O professor doutor da UFRB Herbert Toledo Martins é líder do Grupo de Pesquisas em Criminalidade e Segurança Social - GPECS e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desenvolvimento e Desigualdades da UFRB. Pessoa de convicções firmes, Herbert é assertivo ao dizer que na Bahia o tema Segurança Pública precisa avançar no campo da pesquisa, de forma a contribuir com políticas de governo que objetivem a diminuição da criminalidade.

“Uma campanha do Governo do Estado que afirma que o uso da droga ilícita Crack é responsável por 80% homicídios na Bahia é um erro de informação. Se fosse verdade, bastava erradicar o uso do crack e reduziriam em 80% os homicídios. Algo bem distante da realidade.”, afirma.

Foi Justamente com intuito de corrigir estes equívocos que foi apresentado o projeto de pesquisa Comunidade Segura, com a linha temática: Organizações de Segurança Pública para o século XXI: estruturas organizacionais com foco no cidadão e nos territórios.  Aprovado pela FAPESB, a pesquisa tem como campo o município de Feira de Santana.

“Atendendo o edital FAPESB 022/2010, o projeto visa o desenvolvimento de tecnologia inovadora na área de segurança pública com o intuito de contribuir para a resolução de problemas da área no Estado da Bahia como um todo, em particular, da cidade de Feira de Santana. Denominado Comunidade Segura, pretende-se, a partir de um diagnóstico sociológico da criminalidade e violência urbana do município, propor um conjunto de ações em parceria com as estruturas organizacionais do sistema de segurança pública, que contribuam para efetivas soluções de prevenção à violência, criminalidade e inclusão social”, explica Herbert.

Objetivos

Como resultado da pesquisa, o professor expõe que o objetivo geral é “fortalecer as estruturas sociais e a capacidade das comunidades de Feira de Santana de serem parte das organizações de segurança pública. “.

Como objeto específico, Herbert elenca:

- Implementar o Projeto Comunidade Segura com foco no cidadão e no território numa comunidade em Feira de Santana, a partir da investigação dos índices de vitimização existentes nos bairros da referida cidade.

- Diagnosticar, analisar e divulgar os índices de vitimização criminal em Feria de Santana por meio da realização de uma pesquisa de vitimização criminal na referida cidade.

- Qualificar cidadãos protagonistas numa comunidade com elevados índices de vitimização a serem agentes promotores de segurança com cidadania (“Capacitação para elaboração de projetos locais de Prevenção à Criminalidade”).

- Elaborar Projetos de prevenção à violência e à vitimização criminal por meio da eleição de ações extraídas do curso a ser oferecido.

- Diagnosticar na comunidade os problemas e capacidades locais de prevenção.

- Elaborar um Plano Local de Gestão da Segurança Pública que vise a aproximação da comunidade com as forças policiais e o sistema de justiça criminal.

- Fortalecer os agentes tradicionais de controle social como família, igreja, escolas e os valores tradicionais.

Saiba + sobre Herbert Toledo Martins

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB. Pesquisador do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos (INCT-IneAC). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da UFRB. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social - GPECS/UFRB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e suas interfaces com drogas, crime, violência e segurança pública.

Desenvolveu pesquisas com os temas:

Crack e Mercado de Drogas no Recôncavo da Bahia

Sistemas Penitenciários em perspectiva comparada

 

Na dúvida, fale conosco!