Fechar
Página inicial Notícias Abertura oficial da I RECITEC Recôncavo

Abertura oficial da I RECITEC Recôncavo

14/09/11 10:55 , 13/01/16 15:45 | 2703

A I Reunião Anual de Ciência Tecnologia, Inovação e Cultura do Estado da Bahia teve sua abertura oficial nesta terça-feira, 13 de setembro, no auditório da Embrapa, em Cruz das Almas. Representantes das instituições promotoras do evento, autoridades dos poderes públicos e membros da comunidade acadêmica estiveram na cerimônia.

Formaram a mesa de abertura o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; o chefe geral da Embrapa, Domingo Haroldo Reinhardt; o diretor da FAMAM, Welinton Antonio Bastos; o diretor de Desenvolvimento da Agricultura da SEAGRI, Anttonio Almeida Júnior; o secretário de Agricultura de Cruz das Almas, Jaime Cerqueira Gomes; o presidente da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Max Passos Mendes; o diretor regional da EBDA, José Humberto Cerqueira; e a superintendente Federal da Agricultura, Maria Delian Sá.

O coral da UFRB foi a atração inicial. Em um total de 35 membros presentes, entoaram canções da Música Popular Brasileira regidos pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e maestro, Leandro Gazineo. Em seguida, o reitor Paulo Gabriel fez a abertura oficial do evento, destacando a importância da RECITEC para as instituições e o povo da região. Ele relembrou a reunião da SBPC Recôncavo, realizada no campus da UFRB, que serviu de inspiração para a I RECITEC e já anunciou uma segunda edição do evento para 2012.

De acordo com Nacif, é um orgulho para a UFRB poder contribuir para a realização de um evento como a RECITEC, em um período que é também de consolidação para a universidade. “Percebo neste momento a vontade de avançar num projeto que está dando certo. Somos a maior autarquia federal do interior do Nordeste e a mais inclusiva. Construir essa estrutura em cinco anos não é fácil”, disse.

A colaboração e o patrocínio de outras instituições também foi destaque no evento. Realizado pela UFRB, EBDA, FAMAM, Embrapa e Prefeitura de Cruz das Almas, a RECITEC ainda conta os patrocínios do Banco do Nordeste, do SEBRAE e da Petrobras. “Quando se mistura essas instituições, nós temos um bom resultado”, ressalta Maria Delian Sá.

O diretor de Desenvolvimento da Agricultura, Anttonio Almeida Júnior, representante do secretário Estadual da Agricultura, enfatizou em seu discurso a oportunidade de promover o debate sobre a agropecuária com todos os setores da cadeia produtiva e estimular o desenvolvimento na área. “Não temos como atingir aumento da qualidade e da produtividade sem tecnologia. Esses são os dois grandes desafios para a Bahia dar um passo a frente”, defendeu. A SEAGRI está presente no evento através da EBDA e ADAB, e irá promover reuniões das câmaras setoriais.

O IF Baiano também marcou presença na abertura da RECITEC e estará durante todo o evento com a exposição itinerante de projetos da instituição. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Vandeberg Salvador, expressou a satisfação do IF Baiano em aceitar o convite para participar do evento e reafirmou o interesse em interagir com as outras instituições. “Uma das nossas metas é divulgar o caráter social, científico e tecnológico da instituição”, conta.

As atividades da I RECITEC Recôncavo acontecem até o dia 16 de setembro, sexta-feira, no Colégio Estadual Alberto Torres (CEAT), Faculdade Maria Milza (FAMAM) e na UFRB. Serão realizadas 20 palestras, 18 mesas redondas, 80 minicursos e 110 oficinas para o público jovem e para a terceira idade. Além da programação oficial do evento, o público também poderá participar de dez eventos paralelos, entre seminários, simpósios, fórum de gestores e jornada científica. A expectativa é que mais de 7 mil pessoas participem do evento.

Veja as fotos da abertura oficial da I RECITEC Recôncavo.

Na dúvida, fale conosco!