A cidade de Amargosa, a 235 km de Salvador, recebeu entre os dias 14 e 16 de setembro o II Workshop de Química, com o mote “Química para um Mundo Melhor”, evento comemorativo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ao Ano Internacional da Química. Oficinas, minicursos e palestras diversas fizeram parte da programação.
Na abertura, a pró-reitora de extensão, Ana Rita Santiago, foi a representante do Reitor Paulo Gabriel, e teve como companheiros de mesa o diretor do Centro de Formação de Professores, professor Clarivaldo Sousa, palestrante da noite, o vice-presidente da Associação de Professores Universitários do Recôncavo (APUR), Davi Romão, além dos professores Jorge Fernando Silva de Menezes e Rodrigo de Paula, membros da comissão organizadora. Houve ainda intensa participação dos docentes e discentes do curso de química da UFRB, e como atração cultural, o grupo GUETO de Capoeira, comandado pela mestre Brisa.
O Ano Internacional da Química foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para celebrar os avanços na área, ressaltando sua importância e atraindo novos pesquisadores. Esta data comemora ainda o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista polonesa Maria Curie, pelo seu trabalho de descoberta de novos elementos químicos.