Fechar
Página inicial Notícias Nota Pública sobre as negociações e reintegração de posse

Nota Pública sobre as negociações e reintegração de posse

07/10/11 18:00 , 13/01/16 15:45 | 6187

A Comunidade Acadêmica da UFRB e a sociedade baiana são testemunhas dos reiterados esforços da Reitoria desta Casa em busca do diálogo como forma de resolução dos conflitos. Por isso, já no segundo dia da ocupação desta Reitoria, abrimos a Mesa Permanente de Negociação e convidamos os estudantes a se fazerem presentes naquele fórum. Logo depois, criamos e instalamos a Mesa Intersetorial de Negociação. Os estudantes ocupantes não reconheceram este último fórum, cujas atividades prosseguiram com a participação de servidores técnico-administrativos e docentes.

O exercício da democracia implica na aceitação de direito e deveres. A nossa função administrativa e pedagógica neste processo exigiu-nos um diário exercício de paciência e tolerância. O processo democrático exige uma constante aposta no diálogo e no respeito, por isso, o tempo todo, nossos esforços foram e são no sentido de negociar a pauta de reivindicação com os discentes.

Entendendo isso, os estudantes do Centro de Ciência da Saúde resolveram negociar diretamente com esta Reitoria e, desde então, o diálogo prospera e as negociações evoluem para uma saída rápida, respeitosa e madura para o impasse.

Os danos à universidade, decorrentes desta paralisação, não nos permite esperar a disposição dos demais estudantes em fazer prosperar o diálogo e a conseqüente desocupação de nossas estruturas.  O prolongamento das ocupações põe em risco a administração da UFRB, o semestre letivo e o cumprimento de obrigações legais inadiáveis, inclusive o pagamento de bolsas e a expedição de documentos indispensáveis à manutenção de nossa universidade.

Por isso, em sessão do Conselho Universitário da UFRB, ocorrida no dia 6 de outubro de 2011, anunciei à comunidade acadêmica minha decisão de requerer na justiça a reintegração de posse do prédio da Reitoria e das demais estruturas acadêmicas e administrativas da universidade.

Assumo assim a responsabilidade integral pelo pedido de Reintegração de Posse que será requerido na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro de 2011.

Os estudantes ocupantes, participantes da reunião do Conselho Universitário, bem como os demais membros e presentes, foram informados pela Procuradoria da República sobre este procedimento e suas conseqüências jurídicas.

Se por um lado a nossa função pedagógica exige que exercitemos o estabelecimento de limites às atitudes de nossos estudantes, em defesa da instituição, na outra face temos a obrigação de apostarmos no diálogo até o último momento.

Por isso, a Mesa de Negociação Permanente com os estudantes se reuniu na quinta-feira, dia 6 de outubro de 2011. Foram duas longas reuniões, uma pela manhã e a outra à noite.

Outra reunião com os referidos estudantes está marcada para esta sexta-feira, dia 7 de outubro de 2011, às 19:00H, em Cruz das Almas.

Desta forma, em respeito a nossa vocação democrática, insistiremos até o último momento em uma solução negociada, antes da próxima segunda-feira, dia 10 de outubro de 2011, data em que protocolaremos o democrático e legítimo pedido de reintegração de posse.

Por isso, convocamos os estudantes do movimento grevista que desocupem imediatamente as dependências administrativas e acadêmicas da UFRB, evitando maiores danos a esta comunidade acadêmica.

Que vença o diálogo. Que triunfe o bom senso.

Cruz das Almas, 7 de outubro de 2011

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor da UFRB

Na dúvida, fale conosco!