O artigo “Protótipo de baixo custo para produção de biodiesel por rotas etílicas e metílicas”, dos estudantes Cliver Rocha e Caroline Neves, do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), obteve aprovação de trabalho científico no XVIII Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Mecânica. O evento será realizado entre os dias 21 a 24 de novembro, no campus da Universidade Regional Integrada (URI) em Erechim-RS.
O trabalho que descreve a construção de um protótipo de baixo custo para produção de biodiesel por rotas metílica e etílica faz parte de um projeto de extensão que visa disseminar o uso do biodiesel no campo.
A meta do projeto, coordenado pelo professor Vítor Pinheiro, é desenvolver na UFRB e região do Recôncavo a expertise na área de biocombustíveis, notadamente o biodiesel. “Nossa proposta está alicerçada nas diversas etapas do ciclo de produto deste combustível, desde o desenvolvimento de máquinas capazes de extrair o óleo vegetal dos diversos cultivares, mini-usinas para transesterificação e o estudo da aplicação final desta fonte renovável de energia em motores do ciclo Diesel”, enumera Pinheiro.
Mais informações na página do XVIII CREEM.