Aprovado para a programação científica do III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros (III CBPN) e do III Seminário Áfricas: Historiografia Africana e Ensino de História (III Áfricas), o artigo “Os processos de comunicação social da Ciência e Tecnologia em Cachoeira” foi apresentado pela estudante Miria Alves da Silva, do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e bolsista da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), na modalidade Apoio à Pesquisa.
O objetivo do artigo foi estudar os processos de comunicação social em ciência e tecnologia, a partir de pesquisa quantitativa com estudantes do último ano do ensino médio e universitário, em Cachoeira. O trabalho está inserido do Projeto de Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Recôncavo da Bahia, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo, coordenado pela professora Maria de Fátima Ferreira.
O III CBPN e o III Áfricas reuniram pesquisadores, professores e interessados em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, nacionais e estrangeiros, no período de 12 a 16 de outubro, no campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Santo Antônio de Jesus. Com caráter interdisciplinar, os eventos tiveram como tema “Áfricas e Diáspora: para além das fronteiras” e foram uma promoção da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB) e da Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (READI).