Fechar
Página inicial Notícias UFRB entrega escritura para trabalhadores rurais do Projeto Volta a Terra

UFRB entrega escritura para trabalhadores rurais do Projeto Volta a Terra

09/11/11 13:34 , 13/01/16 15:46 | 2512

O sonho da terra própria virou realidade para 27 famílias do Projeto Volta a Terra (PVT). A cerimônia de entrega da escritura realizada no prédio da reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nesta terça-feira, 08 de novembro, contou com a presença de diversas autoridades, da comunidade acadêmica e das famílias do programa.

Para celebrar a conquista dos trabalhadores, vídeos com a história do projeto foram exibidos. Além disso, pessoas e instituições envolvidas fizeram parte da mesa do evento. Entre eles, o presidente da Associação dos Lavradores do Projeto Volta a Terra (APROVAT), Antônio Almeida; Miralda Alves, produtora do PVT; o Presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, Raul Molina; o coordenador executivo da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Luis Anselmo; o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto; além do vice-reitor, Silvio Soglia, e o reitor, Paulo Gabriel Nacif, representantes da UFRB.

“Estamos falando do primeiro assentamento rural de Cruz das Almas. Trata-se de um avanço no programa de reforma agrária”, apontou o reitor, que fez a entrega da escritura ao presidente da Associação dos Lavradores do Projeto Volta a Terra. Ressaltou ainda o momento histórico para a universidade: “Cumprimos o desafio de dar sustentação ao nosso campus, além de respeitar o povo que estava aqui antes de nós”, afirma. O vice-reitor também lembrou o papel da UFRB que, em sua opinião, apesar da dimensão acadêmica, não pode perder nunca sua dimensão social.

Idealizado ainda durante a administração da Universidade Federal da Bahia pelo professor Eduardo Lacerda, o projeto nasceu com o objetivo de gerar emprego e renda para famílias urbanas através da agricultura sustentável. No início, foram atendidas 15 famílias, número mais tarde ampliado para 45. A cada grupo foi cedida uma área rural com o intuito de desenvolver uma culturas agrícolas, sob a consultoria de técnicos e alunos da universidade. Desde então, uma história de 21 anos se formou nas terras do campus de Cruz das Almas.

A partir do ano 2000, uma releitura ao Projeto Volta a Terra foi proposta, com novos desafios principalmente relacionados ao futuro das famílias ligadas ao campo. Entre as metas centrais, a aquisição de terras para emancipação dos membros do programa. Objetivo realizado após o fortalecimento da parceria entre os produtores rurais envolvidos na questão e a UFRB, através de sua Assessoria Especial para Projetos Estratégicos, a ASSEPE, assumindo a função de mediadora entre a APROVAT, e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Governo da Bahia, tendo como agente financiador o Banco do Nordeste em 2011.

Como parte das comemorações pela aquisição, uma cápsula do tempo foi enterrada no novo terreno dos membros do Projeto Volta a Terra, o assentamento Porquinha, na localidade da Pumba. Sua abertura se dará daqui a 14 anos, em 08 de novembro de 2025, quando a última parcela do pagamento pelas terras deve se efetivar. Sonhos de um futuro que já se realizou.

{phocagallery view=category|categoryid=69|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!