O V Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social iniciou suas atividades na última sexta-feira, 18 de novembro. Desde então, diversas atrações, palestras e mesas-redondas homenageiam Zumbi dos Palmares e a data de sua morte, 20 de novembro.
“O mês de novembro coroa todo nosso processo de luta pela UFRB”, declara o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif, durante a abertura oficial do evento, realizada no auditório da reitoria, campus de Cruz das Almas, na última sexta-feira, 18. Já o Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Crispim, ressaltou a necessidade de um processo dialógico entre estudantes, professores e técnicos-administrativos. Dessa forma, na sua opinião, se dará os avanços nas questões raciais dentro da instituição e também do país.
O estudante William Fonseca estudante do 6º semestre do curso de biologia também destaca o fórum como um momento para debater a temática da cultura negra no Brasil e, em especial, no recôncavo, com idéias e conhecimentos. Dessa forma, “conecta o estudante com a sociedade”, observa.
Atrações culturais como Levy Emmanuel e Jacqueline Marisol, Omega Muleka e Mwewa Mwaba, trouxeram voz e violão ao evento de abertura. E, para iniciar as discussões, o professor Carlos Eugenio Soares, palestrou sobre o Ano Internacional do Afrodescendente.
Confira a programação do fórum.
Veja as fotos do V Fórum em Cruz das Almas:
{phocagallery view=category|categoryid=72|limitstart=0|limitcount=0}