Considerado o maior fórum científico na área de recursos hídricos do país, o XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos contou com presença da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, representada pelo professor Paulo Serrano, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). O docente integrou a Comissão Técnico-Científica do evento e apresentou em plenária trabalho de sua autoria intitulado “Enquadramento de corpos de água e estudo de impacto ambiental: vinculações com o planejamento de recursos hídricos”.
O referido trabalho é fruto de pesquisas que o docente vem construindo na área de análise de sistemas de recursos hídricos, envolvendo-se com estudos de otimização de operação de sistemas hidroagrícolas, de reservatórios de múltiplos usos (como Pedra do Cavalo), entre outros. Serrano é professor do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental do CETEC e do mestrado de Políticas Públicas e Segurança Social, que está vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).
No artigo em questão, ele analisa aspectos do processo de planejamento de recursos hídricos e a sua relação com o enquadramento qualitativo das águas, abordando questões conceituais e metodológicas, as determinações legais e o atual estágio do enquadramento de corpos de água na Bahia e no Brasil. “Aspectos que estão vinculados à promoção do uso sustentável da água, visando a compatibilização entre a oferta e a demanda desse que é um dos mais importantes recursos naturais colocados à disposição da humanidade”, explica Serrano.
“A água no mundo em transformação” foi justamente o tema central do simpósio, que aconteceu entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Maceió – AL, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Cerca de 1400 congressistas, de várias partes do Brasil e outros países, debateram os efeitos combinados do crescimento da população urbana, do aumento da degradação da qualidade da água, da destruição dos ecossistemas e dos impactos das alterações climáticas nos recursos hídricos, buscando soluções para a gestão sustentável da água.