O professor Fábio David Couto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ministrou nesta quarta-feira, 07 de dezembro, o II Seminário de Implantação dos Serviços de Referência para Atendimento às Pessoas com Doença Falciforme. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, sua realização ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal da cidade de Cruz das Almas.
Uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, é voltado para a instrução dos 137 agentes de saúde e busca esclarecer na identificação de pessoas no Município com anemia falciforme para o cadastramento das famílias e implantação do atendimento.
“É uma doença genética caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os forma de foice e tem prevalência elevada na população negra e afrodescendente. Em Cruz das Almas, foram estimados em torno de 1,8 a 2% de casos de anemia falciforme detectados pelo teste do pezinho, que é realizado nos recém-nascidos”, observou Fábio Couto. O professor esclareceu ainda sobre a importância da identificação para o tratamento adequado das pessoas com anemia falciforme: "o ideal é que o diagnóstico seja realizado na triagem neonatal para que seja realizado o tratamento profilático que minimiza o aparecimento dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes".
O palestrante ainda fez o lançamento da campanha de doação de leite em pó às pessoas com anemia falciforme para os agentes de saúde e à comunidade. O professor destacou que a arrecadação será feita na Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Já sua distribuição ocorrerá entre os dias 14 e 16 de dezembro, mesmo período do cadastramento das famílias com a doença, entre 8h às 12h. Estes, por sua vez, para receber a contribuição, deverão apresentar a Carteira de Identidade do responsável, comprovante de residência e Certidão de Nascimento, caso o paciente seja menor de idade.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Secretaria de Saúde da Bahia buscam, dessa forma, implantar em Cruz das Almas um Serviço de Referência em Atenção às Pessoas com Anemia Falciforme. Uma equipe com profissionais multidisciplinares (médico, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e fisioterapeuta) foram o público-alvo da capacitação, cujo resultado é a geração de conhecimento para os agentes de saúde na busca do melhor atendimeto aos pacientes com anemia falciforme da região.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Cruz das Almas