A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Resultado do desmembramento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), o Mestrado e o Doutorado na área de concentração em “Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos” tem previsão de início para o segundo semestre de 2012.
Um trabalho em conjunto com o Núcleo de Engenharia de Água e Solo, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, além de docentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas deu início ao desenvolvimento e formatação da proposta de criação do novo Programa de Pós-Graduação. Para sua elaboração, consideraram-se aspectos locais e regionais de atuação e importância do conhecimento e das experiências acadêmicas já consolidadas a partir da contextualização referente às pesquisas desenvolvidas nestas instituições.
A inserção internacional do Programa com participação de docentes da Universidad de Concepción (Chile) e da University of Idaho (USA) marca a proposta do novo curso. Além deles, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, com a aprovação do Edital MCTI/CNPQ/MEC/CAPES - Ação Transversal nº 06/2011 – Casadinho/Procad, também coopera com a nova pós-graduação.
Resultado de um longo processo de análise e planejamento junto à Coordenação e Colegiado do PPGCA, o novo programa teve apoio e incentivo do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. “A aprovação do segundo Doutorado da UFRB expressa o reconhecimento da capacitação, iniciativa e esforços dos próprios docentes em construir e consolidar a formação de recursos humanos em nível avançado, induzindo a qualificação com excelência do ensino e da pesquisa na Pós-Graduação”, aponta o professor Vital Paz do CCAAB.
Instalações e a infraestrutura necessárias e indispensáveis serão preparadas para atender às demandas das atividades do novo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRB. A formação do Colegiado provisório e outras ações didático-pedagógicas exigidas pelas instâncias superiores da UFRB também serão executadas.