Dois projetos da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foram aprovados em edital da Fapesb. “Mulheres de Fibra: fortalecimento do artesanato no Território do Sisal” e “Rede da Terra: fortalecimento das unidades produtivas da APAEB – Feira de Santana” receberão financiamento referente ao apoio a Tecnologias para o Desenvolvimento a Grupos Produtivos Urbanos e Rurais.
Coordenados pelas professoras Tatiana Velloso e Nara Eloy do CCAAB, o primeiro projeto busca promover a melhoria da qualidade de vida das mulheres da agricultura familiar, através do fortalecimento da produção e da comercialização do artesanato regional de forma sustentável. Já o segundo, fortalecer as unidades produtivas de beneficiamento de frutas da agricultura familiar da região de Feira de Santana, através da organização da produção, comercialização, assessoria técnica, qualificação profissional, tendo como foco também as mulheres.
Os recursos disponíveis no edital totalizam mais de R$10 milhões. Apenas 19 propostas foram contempladas dentro do limite orçamentário previsto. Buscam - se com os projetos aprovados desenvolver e transferir tecnologias sociais na área do artesanato regional e na organização da cadeia produtiva da fruticultura no território.