Com uma delegação de vinte de oito estudantes, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participa, entre os dias 01 a 05 de fevereiro, do IX Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual (ENUDS), que será realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador-BA. O evento terá o tema Raça e Religiosidade: Abrangendo as Fronteiras da Diversidade Sexual, debatido por meio de rodas de diálogo, minicursos e grupos de trabalho.
O Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da UFRB, vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e criado recentemente pela atual gestão, organiza a delegação para o ENUDS com intuito de observar as experiências de política de gênero e sexualidade nas universidades brasileiras. Segunda a coordenadora, professora Kiki Givigi, “o encontro nacional tem para UFRB extrema importância organizativa, na medida que experiências de afirmação nas universidades brasileiras de todo Brasil estarão lá, reforçando o combate à homofobia no ensino brasileiro”.
O ENUDS é fruto da militância de estudantes dentro do movimento estudantil com a intenção de discutir a luta contra a violência homofóbica nas universidades brasileiras. O primeiro encontro foi realizado em 2003 e, desde então, é realizado todo ano, sempre em uma universidade diferente. Nesta edição, a temática trata da experiência racial e religiosa e suas interfaces com a sexualidade, a exclusão e a inclusão. O objetivo do debate é a valorização da diversidade religiosa e diálogo profícuo entre a sexualidade e as manifestações de fé.
Mais informações no site do evento.