Profissionais da área de saúde que residem ou atuam em Feira de Santana já podem participar de cursos presenciais sobre o uso problemático de substâncias psicoativas. O novo polo para aulas presenciais na cidade é uma iniciativa do Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Álcool e Drogas (CRR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Inicialmente, o polo em Feira de Santana tem 60 vagas abertas para o curso de aperfeicoamento em crack e outras drogas, voltado especialmente para médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A carga horária é de 120h. Já para agentes comunitários de saúde, redutores de danos e demais agentes sociais, são ofertadas 120 vagas com carga horária de 60h para o curso de atualização sobre intervenção breve e aconselhamento motivacional em crack e outras drogas.
A UFRB tem atuado em parceria com o Governo Federal na Política Nacional sobre Drogas. Hoje, várias ações estão sendo realizadas por docentes e discentes que contemplam ensino, pesquisa e extensão com foco na questão do uso das drogas e de seus efeitos. “Busca-se desse modo criar uma rede de apoio aos gestores e à população do recôncavo no sentido de consolidar estratégias, redes de proteção e desenvolvimento regional que reduzam os danos produzidos pelo uso abusivo de substâncias psicoativas”, aponta João Mendes, coordenador do CRR.
Mais informações no endereço eletrônico do CRR, pelo telefone (75) 3632-2392 ou com a coordenação de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.