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Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da UFRB é avaliado pelo MEC

21/03/12 13:50 , 13/01/16 15:47 | 5673

O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), recebeu no último dia 09 de março o resultado da avaliação do Ministério da Educação (MEC), que avalizou o curso com conceito 4 (numa escala que varia de 1 a 5). O relatório da Comissão de Avaliação concluiu que o curso apresenta um perfil de qualidade pleno, com estrutura curricular que atende a interdisciplinaridade, atualização com o mundo do trabalho e articulação da teoria com a prática.

A visita in loco da Comissão ocorreu no início deste ano, em fevereiro. Na oportunidade, os avaliadores destacaram a estrutura dos laboratórios e o núcleo de pesquisa INCUBA - Incubadora de Empreendimentos Solidários. Enfatiza o relatório: “as práticas do curso estão suficientes ao compromisso com a contextualização, com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos”. Para o diretor do CCAAB, professor Alexandre Almassy, isto significa o reconhecimento da importância e da pertinência do curso. “Foi uma aposta acertada da UFRB quando se propôs a implantar esse que foi o primeiro curso superior de tecnologia da instituição”, afirma.

O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas iniciou suas atividades em 2008.2, como oferta pioneira também na Bahia. “Estamos entre os Estados do Nordeste que mais apresentam iniciativas de empreendimentos econômicos solidários e populares, mas o mercado ainda enfrenta dificuldades de desenvolvimento pela baixa capacitação de seus gestores”, avalia Almassy. O curso tenta preencher essa lacuna, formando profissionais capazes de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social. O diretor acredita que a avaliação do MEC vai ao encontro desta valorização do papel do gestor como protagonista de ações de desenvolvimento.

A notícia do reconhecimento está sendo comemorada no CCAAB por todos que contribuíram para a conquista, em especial os membros do Colegiado do curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que têm à frente os professores José Santana e Nara Eloy. A partir de agora, os esforços são para alcançar o conceito máximo no processo de renovação do reconhecimento. “Ficamos satisfeitos em comprovar a relevância das cooperativas como forma de organização econômica e social e de modelo de desenvolvimento para nosso Estado e, particularmente, para a região do Recôncavo”, aponta o diretor Almassy.

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