Os calouros do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) foram apresentados à universidade por meio de palestras, visita ao campus e programação cultural. A recepção aconteceu nesta segunda-feira, dia 16 de abril. A abertura foi realizada pelos pró-reitores de Graduação, Susana Pimentel, e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura das pró-reitorias e as suas atribuições, além de saber mais sobre estágio, monitoria, mobilidade estudantil e incentivos à permanência e pós-permanência.
“Existe uma estrutura acadêmica que pode ser acessada em caso de dificuldade, portanto tenho certeza que todos os desafios vão ser superados”, observou a pró-reitora Susana Pimentel. Para ela, os novos estudantes merecem os parabéns, mas também devem estar conscientes de sua grande responsabilidade. “É muito difícil ingressar uma instituição pública no nosso país. Aproveitem e façam um curso da melhor maneira possível”, incentivou. Por último, destacou a importância dos cursos do CETEC para a atual conjuntura do país, impulsionada pelas ciências exatas e tecnológicas.
O diretor do centro Denis Petrucci também estimulou os estudantes a aproveitarem todas as oportunidades de aprendizado durante o curso. “Esta não é uma área fácil, então entrem nela com vontade para conquistar o que vocês pretendem”, disse. Ele continuou afirmando a necessidade dos recém-chegados atuarem junto à universidade para serem profissionais de qualidade no futuro. “Entendam o curso de vocês, ‘suguem’ os professores, porque assim a troca vai ser mais fácil”, sugeriu. A apresentação de cada curso deu seguimento à programação.
Calouro do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BECET), Fábio Monteiro já sabe que pretende cursar a terminalidade Engenharia Civil. Confiante em sua habilidade para a área, ele aposta na expectativa de poder desenvolver conhecimento científico. “Acredito que toda pessoa deve contribuir para a sociedade, espero que a universidade e esse curso me ofereçam as ferramentas para isso”, disse. Antes do início das aulas, o estudante manteve contato com alguns veteranos através das redes sociais, mas mostrou-se curioso em conhecer um pouco mais de seu novo universo.
Pela tarde os estudantes fizeram um tour para conhecer as instalações do campus de Cruz das Almas. Eles visitaram os laboratórios do CETEC no Pavilhão de Laboratórios e Anexos, as salas de informática e desenho no Pavilhão de Aulas I, o Restaurante Universitário e as Residências Universitárias. O grupo encerrou o dia com um momento cultural voltado para confraternização entre calouros, veteranos e professores. A animação ficou por conta do Samba ESA, grupo musical do Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (CAESA).
Fotos do evento no link http://www.ufrb.edu.br/reenconcavo/index.php/galeria-de-fotos/view/14.