Fechar
Página inicial Notícias Reencôncavo Saúde 2012.1: CCS debate políticas públicas e pesquisa durante o Reencôncavo Saúde

Reencôncavo Saúde 2012.1: CCS debate políticas públicas e pesquisa durante o Reencôncavo Saúde

18/04/12 17:58 , 13/01/16 15:47 | 2129

Abordar saúde em uma perspectiva ampliada foi o foco do Reencôncavo no Centro de Ciências da Saúde, campus de Santo Antônio de Jesus. O evento foi responsável por levar à cidade pesquisadores de outras universidades do país para debater a universidade e a comunidade na construção dos saberes, entre 10 e 13 de abril.

Reencôncavo CCS 2012.1“Este evento é para abrir as portas da universidade e para a comunidade perceber que este é um espaço público”, aponta a professora de enfermagem Mariluce Souza. Amostras de vídeos, eventos culturais, vacinação e palestras marcaram o encontro. “Este é um momento de confraternização. Os alunos ingressantes têm a oportunidade de conhecer, se unir e interagir com os outros alunos, além de conhecer os objetivos da universidade”, declarou a estudante Genelice Borges, estudante do oitavo semestre do curso de nutrição.

O tempo instável não atrapalhou a recepção dos novos estudantes dos cursos do CCS, muito menos as palestras que, muitas vezes, representaram o primeiro contato com o ambiente profissional e acadêmico. Na palestra com o professor José Patrício da Universidade Federal da Bahia, por exemplo, política social foi o foco da exposição. O modo de enxergar o acesso ao serviço de saúde, segundo ele, depende de fatores culturais. Ressaltou ainda questões referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, qual segmento social que defende a consolidação do SUS? Por que o SUS serve para os outros e não pra gente, profissionais da saúde. Todo mundo quer ter plano. Então, qual a contribuição da universidade nesse processo?” O próprio pesquisador responde: “Estudar, avaliar e compreender o Sistema de Saúde, mas tem que ir além, especialmente, na formação”.

Logo em seguida, o professor Cláudio Fontes da Universidade de Brasília (UnB) falou sobre ética e pesquisa. Segundo ele, a pesquisa não pode seguir apenas a consciência do autor. Por isso, começam a existir as comissões de éticas. Destacou ainda três eixos de proteção do sujeito na pesquisa: minimização de riscos, seja físico, psicológico ou social; dizer as pessoas o que realmente vai fazer; e, por fim, maximização dos benefícios, pois se o pesquisado sofreu riscos, ele tem, ao menos, que usufruir dos benefícios.

Os temas do Reencôncavo Saúde foram Universidade, Comunidade e Políticas Públicas; Construção Coletiva do Saber; História: aspectos sociais e culturais do Recôncavo da Bahia; Saúde, Cultura e Políticas Sociais; Ética e Pesquisa foram os temas abordados durante o Reencôncavo Saúde. O evento teve apoio de diversas instituições, entre elas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

Fotos do evento no link http://www.ufrb.edu.br/reenconcavo/index.php/galeria-de-fotos/view/10.

Na dúvida, fale conosco!