A cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia, começa a sediar nesta quarta-feira, dia 18 de abril, o III Encontro Baiano de Estudos em Cultura (EBECULT). O evento que vai até a próxima sexta-feira, dia 20, promove a visibilidade da produção acadêmica desenvolvida no campo da cultura no Estado e incentiva o intercâmbio entre pesquisadores, gestores públicos, produtores e artistas regionais.
A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituição que organiza a edição anual do evento. A mesa oficial foi composta pelo vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia; os pró-reitores de Extensão, Ana Rita Santiago, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Fermino; a diretora do CAHL, Georgina Gonçalves; o secretário de Cultura de Cachoeira, Lourival Trindade Filho; e os representantes da Secretaria da Cultura da Bahia, Laura Bezerra, e do Ministério da Cultura (MinC) na Bahia, Mônica Trigo.
O vice-reitor da UFRB Silvio Soglia destacou que é um orgulho para a universidade sediar um evento que “vai além da produção acadêmica, coloca-se também como um espaço de valorização cultural, integrando conhecimento popular e conhecimento científico”. Com a realização do EBECULT, Soglia acredita que a universidade vem cada vez mais cumprir seu papel, como parte da sociedade, de contribuir para a melhoria das políticas públicas. “A expectativa é que o evento possa trazer resultados profícuos para a execução das políticas culturais”, disse.
Conferência de abertura - A política cultural no Brasil contemporâneo foi o tema da conferência de abertura do III EBECULT, ministrada por Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do MinC. Mamberti apresentou um histórico do processo de formulação e as principais metas do Plano Nacional de Cultura – PNC (Lei 12.343), que tem por finalidade o planejamento e a implementação de políticas de longo prazo voltadas para a valorização da diversidade brasileira. Ele destacou o PNC como “o primeiro programa de governo no campo cultural construído com ampla participação nacional, contribuindo para um avanço não apenas quantitativo, mas qualitativo em nosso país”.
Dentre outras boas notícias para a área, Mamberti destacou o programa Mais Cultura/Mais Educação, parceria do MinC com o Ministério da Educação (MEC), que em 2012 vai investir em atividades culturais no âmbito da educação básica, e o projeto Brasil Criativo, em fase final de apreciação no Governo, que pretende fomentar iniciativas empreendedoras e inovadoras por todo o Brasil.
Inscrições - Os interessados em participar do III Encontro Baiano de Estudos em Cultura ainda podem se inscrever no endereço eletrônico do evento. A taxa é de R$30 para ouvintes e garante material e certificados. A população também está convidada a participar gratuitamente da programação, basta comparecer para assistir às palestras, simpósios temáticos, mesa-redonda, fórum e diversas atividades culturais.
{phocagallery view=category|categoryid=96|limitstart=0|limitcount=0}