O Espaço Cultural Hansen Bahia inaugurou neste sábado, dia 26, a exposição Escultores de Cachoeira: Arte em Madeira. A mostra realizada pela Fundação Hansen Bahia, com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio do Fundo de Cultura, conta com o apoio do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL – UFRB) e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.
A exposição apresenta aproximadamente 25 obras e referências biográficas de 16 escultores nascidos na cidade de Cachoeira ou que a adotaram e que vêm tecendo a cultura do Recôncavo da Bahia, transformando a madeira, reaproveitada ou certificada, em cenas do cotidiano, da história do negro no Brasil e das religiosidades. A curadoria é do museólogo da UFRB, Gildo Santos Júnior, da professora de História da Arte da UFRB, Suzane Pinho Pêpe, e do conselheiro da Fundação Hansen Bahia, Jomar Lima.
A mostra tem como objetivo chamar a atenção para a memória dos artistas O Louco, Maluco, Maluco Filho, Bolão, Dory e Mister Nascimento, enfatizando a sua contribuição à cultura. A exposição também reúne obras e dados biográficos de nove escultores em atividade – Doidão, Celestino, José, Mário e Téo (descendentes do Louco e do Maluco), Fory, Mimo, Billy Oliveira e Gilberto Filho – com a intenção de proporcionar um espaço de fruição estética, de memória e de reflexão acerca das questões da arte, o que ocorrerá ao longo de mesas-redondas e palestras, com a participação de artistas, professores e comunidade interessada.
Serviço - A exposição Escultores de Cachoeira: Arte em Madeira fica em cartaz até o dia 27 de outubro de 2012, no Espaço Cultural Hansen Bahia (Quarteirão Leite Alves), localizado na Rua Manoel Vitorino, nº 12, em Cachoeira. A visitação pode ser realizada das terças às sextas-feiras das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
{phocagallery view=category|categoryid=107|limitstart=0|limitcount=0}