O risco à citrucultura baiana e seus impactos sociais e econômicos derivados da eventual entrada da praga Huanglongbing (HLB), conhecida também como "Greening" ou "Amarelão”, foi o tema da primeira dissertação avaliada no Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A defesa foi realizada no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, campus de Cruz das Almas, em 30 de maio.
O aluno e Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), José Mário Carvalhal de Oliveira apresentou “Diaphorina citri Kuwayama e Candidatus Liberibacter spp: Associação que coloca em risco a citrucultura baiana: Uma estimativa do impacto econômico”. O professor Marcos Lhano da UFRB, Antonio Nascimento e Áurea Albuquerque da Embrapa Mandioca e Fruticultura fizeram parte da banca examinadora.
Criado em 2010, o Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária tem sede no campus de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador. Em média, 10 candidatos são selecionados como alunos regulares. Para participar, é necessário possuir curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia ou áreas afins, e, ainda, atuar na área de defesa agropecuária.
{phocagallery view=category|categoryid=108|limitstart=0|limitcount=0}