Fechar
Página inicial Notícias Campus da UFRB em Cachoeira sedia II Colóquio Internacional do Observatório da Vida Estudantil

Campus da UFRB em Cachoeira sedia II Colóquio Internacional do Observatório da Vida Estudantil

04/06/12 10:21 , 13/01/16 15:47 | 2025

De 31 de maio a 02 de junho, o II Colóquio Internacional do Observatório da Vida Estudantil (OVE) reuniu na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, pesquisadores da França, Brasil e Portugal convidados a refletir e dialogar sobre a vida universitária, no âmbito do tema Universidade, Responsabilidade Social e Juventude. As duas instituições anfitriãs do evento, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), fizeram a abertura oficial dos trabalhos, em cerimônia realizada no auditório da Fundação Hansen Bahia.

“Nossa ambição é influenciar a gestão das universidades, no que se refere ao planejamento e assistência estudantil, o que passa necessariamente pela pesquisa”, anunciou a coordenadora do OVE, Sônia Sampaio, referindo-se aos trabalhos que seriam apresentados ao longo do colóquio. Na cerimônia de abertura ela representou a reitora da UFBA Dora Leal e destacou o passo importante dado com o edital pró-UFBA para o desenvolvimento de projetos voltados para o estudo da própria universidade. Ela frisou ainda a parceria com a UFRB como um reforço para o Observatório. “De uma ‘maternidade’ já passamos para uma ‘fraternidade’ e esperamos que essa relação seja ainda mais promissora”, disse.

Representando o reitor da UFRB Paulo Gabriel Nacif, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Ana Cristina Fermino ressaltou o empenho da sua instituição para com as questões da democratização do acesso e da manutenção do estudante no ensino superior. Segundo ela, não basta pensar apenas em oportunidade para todos, mas principalmente em como o estudante se mantém e se adapta ao ambiente universitário. “É uma luta constante que depende de todos: gestores, técnicos, professores e colegas”, defendeu. E fez questão de demonstrar o seu contentamento em ver o tema sendo discutido de forma global. “Nós que vivenciamos essas questões em sala de aula sabemos o quanto elas são importantes para todas as instituições”.

De mesma opinião, a diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB em Cachoeira, Georgina Gonçalves demonstrou o compromisso dos professores e membros do OVE com “essa temática que lhes é cara: a vida dos estudantes”. Para a presidente da comissão organizadora do evento, eles chegam ao II Colóquio com o mesmo espírito do primeiro e com a intenção de formalizar uma agenda de atuação para os próximos anos. Ela aproveitou a ocasião para uma homenagem ao sociólogo e professor da Université Paris 8 Alain Coulon, referenciado como presidente de honra do OVE por sua obra e sua atuação pelo ensino superior na França.

Alain Coulon proferiu a conferência de abertura do evento, na qual falou sobre ‘Responsabilidade social das universidades nas sociedades contemporâneas: desafios e contradições’. O colóquio contou ainda com conferências do coordenador do Observatório Jovem e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo Carrano, que trouxe um panorama de estudos recentes sobre trajetórias dos estudantes universitários; do pesquisador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa José Machado Pais, que falou sobre o futuro incerto dos jovens universitários no contexto da crise europeia; e do pesquisador do Observatoire de La Vie Étudiante e professor da Université de Lorraine Saeed Paivandi, que debateu sobre a avaliação do ensino pelos estudantes.

Lançamento de livro – O segundo dia do colóquio, 1º de junho, foi marcado pelo lançamento do livro Observatório da Vida Estudantil – Estudos sobre Vida e Cultura Universitária, organizado por Georgina Gonçalves (UFRB) e Sônia Sampaio (UFBA). A obra é a segunda lançada pelo OVE e nasce como fruto dos trabalhos apresentados no primeiro colóquio. Em sua segunda edição, o evento não foi diferente e também pretende registrar a contribuição deixada ao longo dos três dias, quando foram apresentados e discutidos trabalhos preocupados com a responsabilidade social da instituição universitária brasileira frente aos diferentes segmentos juvenis que exigem inserção na educação superior pública.

{phocagallery view=category|categoryid=109|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!