Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/ciclo_pdi
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias UFRB realizou o I Ciclo de Palestras para construção do PDI

UFRB realizou o I Ciclo de Palestras para construção do PDI

04/10/07 12:15 , 13/01/16 15:26 | 2522
A abertura do I Ciclo foi na tarde do dia 10/10.  O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Alfredo, falou que o PDI será a 'alma' da UFRB. O Vice-reitor, Sílvio Soglia, disse que nesse momento a construção do PDI é um esforço conjunto e que precisa ter a participação de todos. 
A Pró-reitora de Graduação Dinalva Melo, que já participou do processo de construção de PDI na UESC, demonstrou preocupação com a platéia do auditório, pouco mais de 40 pessoas, entre docentes e servidores. Apesar de tantos convites, os interessados ainda são minoria. Segundo Dinalva, quem não participa, aceita o desafio de aceitar aquilo que foi pensado por quem esteve presente nas decisões. Ela conclamou a comunidade acadêmica da UFRB para uma participação mais ativa, principalmente no PDI, que norteará a instituição pelos próximos cinco anos: 'o PDI é uma carta de intenções, na construção do futuro', finalizou.
O Pró-reitor de Planejamento, Warli Anjos de Souza, falou que será preciso identificar os atuais problemas para melhor planejar as ações para o futuro da UFRB. Ele demonstrou como está sendo conduzido o trabalho da Comissão do PDI, da qual é presidente, mostrou as leis, resoluções e portarias que tornam o PDI uma exigência legal e disse: ' Além de planejamento estratégico, o PDI é um norteador na hora do MEC avaliar o desempenho da UFRB'. 
A Comissão pretende até 31 de outubro, apresentar e  divulgar um documento de propostas de construção do PDI que será discutido com a comunidade. Em novembro e dezembro, se darão as discussões mais efetivas nos Centros, e em janeiro e fevereiro, o PDI será efetivamente elaborado, construído.
Em março, se tudo ocorrer dentro do cronograma da Comissão, ele será entregue ao CONSUNI para apreciação, discussão e aprovação.
   
Depois da fala de Warli, foi a vez da palestra da tarde, do Professor Wilson Magela, da UFPE. Magela falou sobre planejamento estratégico, etapas do planejamento, os padrões já estabelecidos e que as vezes precisam ser modificados, renovados, tendo em vista as novas tecnologias envolvidas com a educação.


Na manhã do dia 11, a primeira palestra foi da Professora Maria Salete Ferraz da UFMT.  Para ela a Universidade é parceira da sociedade na busca da sustentabilidade local, e tem responsabilidades,  diante dos problemas sociais atuais. A professora alertou que antes de construir um PDI, é preciso diagnosticar, na região em que a universidade está inserida, quais são as prioridades, os aspectos físicos, sociais, políticos, culturais e do meio ambiente, para saber de que forma e quais ações podem ser trabalhadas no ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma a universidade será realmente importante na região em que atua.

A segunda palestra, do Professor Denilson Marques, da UFPE, falou da integração entre os mais diversos setores da universidade na construção do PDI. A necessidade de buscar a documentação existente da universidade e da região, como embasamento e diagnóstico. Para ele, o PDI deve ser um modelo de gestão, um pensamento estratégico. Ele forneceu os passos metodológicos que a UFPE utilizou na construção do PDI. 

A última palestra, do Professor da UFSCar, Marco Antonio Zaboto, também demonstrou como a universidade se organizou para construir o PDI e como foi feito um diagnóstico das necessidades internas e externas. 

 

 
 
{gallery}noticias/ciclo_pdi{/gallery} 

Na dúvida, fale conosco!