A assinatura da escritura de doação, que regulariza a situação fundiária da sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, foi realizada na tarde desta quinta-feira (2), no prédio da Governadoria do Estado, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, dos secretários da Administração, Manoel Vitório, e da Educação, Osvaldo Barreto, do reitor da universidade, Paulo Gabriel Soledade Nacif e do vice-reitor, Silvio Luiz de Oliveira Soglia. Foi doado, em benefício da instituição, um terreno de aproximadamente 1.380 hectares, repassando o domínio fundiário da unidade à instituição.
Desde 1938, a posse das terras pertencentes ao governo estadual estava em poder da então Escola Agronômica da Bahia, passando posteriormente para a Universidade Federal da Bahia e em uso atualmente pela UFRB. Na área, além da Reitoria, funciona o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da universidade.
O processo de regularização da titularidade das terras foi conduzido pela equipe da Assessoria Especial de Planejamento Estratégico (ASSEPE), sob a liderança do professor Geraldo Sampaio Costa.
Com a ação, a UFRB poderá realizar melhorias e ampliações na estrutura física, como destaca Nacif. "O terreno, situado no centro de Cruz das Almas, já é utilizado pela Universidade. Essas terras haviam sido desapropriadas em 1938, mas o processo não tinha encerrado e, para que a gente comprovasse que tinha posse do terreno, era necessária uma série de escrituras e documentos que agora vai ser resumida em um único. A situação gerava insegurança com vizinhos, com posseiros, impossibilitava mudanças e isso agora faz parte do passado".
Com informações da Secom-Ba e Metro1.