A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas, sedia o 55º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia, que teve início na noite de ontem (13) e vai até a próxima terça-feira (21).
O CONEA tem como objetivo apontar coletivamente os rumos de atuação da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), discutindo questões intrínsecas ao curso, como a conjuntura nacional, a questão agrária e a formação profissional. De acordo com a comissão organizadora, o evento reúne mais de 600 estudantes de todo o país.
A abertura oficial do 55º CONEA aconteceu na estrutura montada ao lado do Pavilhão de Aulas I, a partir das 19h, com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; do pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB, Ronaldo Barros; e de representantes da coordenação nacional da FEAB, Evelise Martins; da coordenação da FEAB em Cruz das Almas e comissão organizadora do evento, Janderson Santana; dos agricultores do Recôncavo, Nailson Collo; do projeto Agrovida, Ademildes Silva e do Sindicato dos Engenheiros do Estado da Bahia (SENGE), Ubiratan Felix.
Após a solenidade, seguiu-se a apresentação das escolas. Mais de 40 participam do evento. Na programação (disponível no site do evento), estão previstos painéis temáticos, vivências e oficinas, grupos de integração, grupos de discussão, plenárias e atividades culturais.
“O povo negro e a questão agrária no Brasil” é o tema que será discutido na edição deste ano. O 55º CONEA abordará o contexto histórico, social, religioso, cultural e político da população negra, relacionando os conflitos no campo e a intervenção no Estado através da institucionalização do racismo. É a primeira vez que este debate é trazido ao CONEA, fazendo um resgate das questões raciais e sociais de ontem e de hoje.
{phocagallery view=category|categoryid=112|limitstart=0|limitcount=0}