Mais cinco cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obtiveram o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Passam a integrar a lista de cursos ofertados pela instituição que concluíram o primeiro ciclo avaliativo os cursos de Licenciatura em História, Engenharia Florestal, Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Museologia. As portarias de reconhecimento foram assinadas pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Messias, e publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a avaliação do MEC, todos os cinco cursos da UFRB obtiveram Conceito de Curso (CC) 4, numa escala que varia de 1 a 5. Em visita à instituição, os avaliadores verificaram as condições das instalações e toda infraestrutura, a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica, o acervo disponível na biblioteca (livros didáticos e periódicos), laboratórios, entre outros. Para a pró-reitora de Graduação, Susana Pimentel, esses reconhecimentos representam mais uma conquista institucional, tendo em vista que tais cursos, criados no âmbito da autonomia da universidade, foram avaliados por instância externa e superior competente.
A Portaria nº 150, de 17 de agosto de 2012, oficializa o ato de reconhecimento do curso de Licenciatura em História. Este é ofertado pela UFRB no campus de Cachoeira desde 2006, nos turnos diurno e noturno. O profissional formado neste curso está apto a desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em museus, órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
Criado em 2005 com sede no campus de Cruz das Almas, o curso de Engenharia Florestal foi reconhecido através da Portaria Nº 134, de 27 de julho 2012. São 70 vagas oferecidas anualmente no turno diurno. Segundo o coordenador Josival Souza, o reconhecimento já era esperado uma vez que o curso possui um quadro docente bem qualificado, todos com doutorado. Além disso, ele ressalta o projeto pedagógico que é bastante abrangente e dinâmico na formação dos alunos. O egresso deste curso é capaz de criar, gerenciar e executar empreendimentos relacionados aos ecossistemas florestais nativos e implantados, com compromissos no âmbito socioeconômico e ambiental.
Também os cursos de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Museologia foram reconhecidos pela Portaria Nº 134, de 27 de julho 2012. O primeiro criado em 2008 já formou duas turmas e é oferecido no campus de Cruz das Almas, no turno noturno. Nele são formados profissionais para interagir nas especificidades regionais e locais, enfatizando empreendimentos com características da economia solidária, com visão estratégica e com espírito empreendedor. Já o curso de Museologia é ofertado no campus de Cachoeira desde 2006, no turno diurno. O museólogo atua em todas as especificidades que a área comporta, tais como a pesquisa, as técnicas de conservação e de documentação de acervos e a utilização do patrimônio preservado como objeto para a educação.
O documento que reconhece o curso de Licenciatura em Biologia é a Portaria Nº 133, de 27 de julho 2012. O curso teve início em 2008 e, por semestre, são oferecidas 40 vagas no turno noturno, no campus de Cruz das Almas. Além de poder atuar como professor, o egresso é preparado para orientar a elaboração e execução de projetos de educação ambiental e interagir com a comunidade visando detectar necessidades e carências relacionadas a problemas ambientais. Ao final de 2012 será formada a primeira turma de licenciados em Biologia. Para o coordenador do curso, Renato Almeida, o reconhecimento oficial possibilitará ao grupo de docentes e discentes um trabalho mais consistente e permanente, buscando aprimoramento das ações.
Veja a relação de cursos da UFRB reconhecidos pelo MEC.