O I Seminário de Pesquisa do Recôncavo teve 900 participantes
09/10/07 08:10
,
13/01/16 15:26
|
4171
De 12 a 14 de novembro, o Campus Cruz das Almas sediou o I Seminário de Pesquisa do Recôncavo, I Seminário Estudantil de Pesquisa e I Encontro de Pós Graduação da UFRB. No projeto do evento, estimava-se que 400 a 500 pessoas se inscreveriam.
Ainda no período de inscrições, 600 pessoas se inscreveram. No primeiro dia, mais 300 pessoas, somando 900, participaram dos três dias de eventos, entre estudantes de graduação, de pós graduação e pesquisadores.
No primeiro dia, 12, a abertura dos eventos aconteceu às 9:30h no auditório da Pós-Graduação. Na mesa de abertura, o Professor Celso Borges, Diretor do CETEC, representando a administração central, falou da importância de eventos como estes, congregando estudantes e pesquisadores de todos os centros da UFRB e de outras instituições na área da pesquisa.
Professor Carlos Alfredo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, enfatizou a ousadia de uma Universidade com apenas um ano de funcionamento, realizar um evento deste porte.
Aldo Trindade, representando a direção da Embrapa mandioca e fruticultura, afirmou que a busca do conhecimento e da tecnologia, com inovação, é função das instituições envolvidas com pesquisa em qualquer área, e está satisfeito em acompanhar o crescimento da pesquisa no Recôncavo da Bahia, com a chegada da UFRB.
Osvaldo Santana, representando a direção da EBDA, falou dos desafios dos pesquisadores extensionistas, que já tendo trabalhado com produtores rurais e empresários, agora precisam levar a extensão da pesquisa para a agricultura familiar com maior intensidade, pois a inclusão social depende de tecnologias de geração de renda e o momento mundial exige mais conhecimento em agroecologia. Ele enfatizou a necessidade de melhor divulgação dos resultados das pesquisas, para beneficiar mais as populações carentes.
O estudante Israel Santos, Presidente do DCE da UFRB, falou da necessidade da qualidade do ensino vinculado à pesquisa e extensão para qualificação dos futuros profissionais.
Depois foi formada a primeira mesa do evento, com a Drª Rosa Ester Rossini, representando o CNPq e a Drª Lys Maria Dantas, representando a FAPESB, que fizeram a conferência 'O Papel da Iniciação Científica - Perfil das Instituições de Fomento'.
Professora Rosa, com 42 anos dedicados à pesquisa, disse que o conhecimento é um bem que adquirimos, ninguém nos toma e ainda o doamos, através da pesquisa, para gerações do presente e deixamos como herança, para gerações futuras. "Com o conhecimento, melhoramos a nossa vida, individual, familiar, e contribuimos para a melhoria da região, do país e do mundo. Com o conhecimento mudamos as condições que temos para gerir o próprio presente e futuro" afirmou.
Ela se disse encantada em poder participar de um primeiro evento de pesquisa de uma universidade depois de tanto tempo como pesquisadora.
{gallery}noticias/abertura_sprb{/gallery}
{gallery}noticias/sprb/12_11{/gallery}
O tema geral do evento é "Ano Internacional do Planeta Terra".
260 trabalhos foram apresentados nos três dias do evento, com a participação de estudantes e pesquisadores dos cinco Centros de Ensino da UFRB, das UNEB's de Juazeiro e Santo Antonio de Jesus, da UEFS, da FAMAM e da Embrapa.
Nos toldos, armados na área entre os prédios do CCAAB, CETEC e Reitoria, aconteceram mini-cursos, apresentações orais e exposição de pôsteres. 47 pessoas fizeram parte da organização do evento, entre estudantes, servidores e docentes.
As palestras foram realizadas no auditório da Pós-graduação.
Após a parte acadêmica, aconteceram os eventos culturais. No primeiro dia houve apresentação do coral da UFRB, com um pout-porri.
Depois foi a vez do cantor Zinaldo Velame, com músicas românticas e MPB.
Os formandos 2007.2 foram os responsáveis pela barraca de comes e bebes.
No último dia, na solenidade de encerramento do I Seminário de Pesquisa do Recôncavo, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Carlos Alfredo, falou que todas as expectativas foram superadas. A avaliação positiva que a comissão organizadora fez, segundo ele, já sinaliza para a necessidade de planejar, projetar e elaborar um II Seminário de Pesquisa do Recôncavo em 2008.
A Coordenadora do evento, professora Simone Silva, agradeceu a todos, estudantes, servidores, docentes, pesquisadores da UFRB e de todas as instituições que estiveram presentes e também as empresas da região que apoiaram o evento (ver no site do evento).
Encerrando o evento, o Reitor Paulo Gabriel Nacif afirmou que o ambiente da iniciação científica, da pesquisa e da extensão, são o diferencial entre ensino superior, que muitas instituições fazem e ensino universitário, que é o caminho da UFRB. Laboratórios, atividades de campo, desenvolvimento de pesquisas, segundo ele, são fundamentais na vida estudantil para uma boa formação profissional.
Ele se disse triste, enquanto pesquisador e professor, em não ter tido condições de acompanhar as palestras, mini-cursos e oficinas, já que as atividades de administração lhe tomam o tempo precioso para participar como gostaria, de um evento deste porte. Ao mesmo tempo, feliz por ver que a UFRB, já em seu primeiro evento institucional na área da pesquisa, conseguiu uma resposta tão positiva dos discentes e pesquisadores.
{gallery}noticias/sprb/encerramento{/gallery}