Fechar
Página inicial Notícias UFRB assume coordenação nacional do Fonaprace

UFRB assume coordenação nacional do Fonaprace

22/10/12 13:51 , 13/01/16 15:48 | 2533

O pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Ronaldo Barros, foi eleito o novo coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Assistência Estudantil e Comunitário (Fonaprace). Barros assume a coordenação nacional após eleição ocorrida na 52ª Reunião Ordinária, realizada de 17 a 19 de outubro, em Natal, juntamente com a comemoração dos 25 anos do Fórum.

Segundo o pró-reitor eleito, seu principal desafio será a elaboração de uma nova proposta para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que contemple a Lei 12.711, conhecida popularmente como Lei de Cotas. De acordo com o texto desta lei, as Instituições Federais de Educação Superior (IFES) de todo o País reservarão 50% de suas vagas para estudantes de escolas públicas que se autodeclararem negros, pardos ou indígenas. A medida começa a valer a partir do vestibular de 2013. “A Lei de Cotas vai democratizar o acesso ao ensino superior. O PNAES precisa dar conta desta nova realidade”, disse Barros. 

Nos próximos dias, a equipe do Fonaprace estará reunida em Brasília para articular novas medidas, além das ações de assistência estudantil já contempladas no PNAES 2007. Para Barros, uma vez que se amplia o número de estudantes em situação de vulnerabilidade social nas IFES, será preciso mais investimento em ações de afiliação universitária, a fim de minimizar as dificuldades decorrentes do déficit de aprendizagem no ensino médio; ações afirmativas para combate à discriminação e racismo institucional; ações de acolhimento e permanência simbólica desses estudantes, e promoção de eventos que reflitam sobre o papel das universidades.

O pró-reitor da UFRB, Ronaldo Barros, estará à frente do Fonaprace na gestão 2012-2013. Também foram eleitos como vice-coordenadora a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal Grande Dourados (UFRGD), Ceres Moraes, e como secretário o superintendente geral de Políticas Estudantis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio José de Oliveira. 

Sobre o Fórum - Criado em 1987, o Fonaprace é órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Surge da articulação entre as IFES na busca pela sistematização de uma proposta de política de assistência ao estudante que garanta inclusão e democratização do ensino.


Na dúvida, fale conosco!