A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) já está entre as instituições públicas de ensino superior do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Através da Portaria nº 127/2012, a UFRB passou a integrar o programa que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Este é mais um passo da UFRB em direção à oferta de cursos EAD.
“Esta conquista assegura à nossa instituição a possibilidade de acesso a subsídios da Capes para oferta de cursos nesta modalidade”, informa o professor Ariston Cardoso, chefe do Núcleo de Gestão de Educação a Distância (NUGEAD). Com o ingresso na UAB, Cardoso acredita que a UFRB terá “melhor infraestrutura para atender as áreas educativa e institucional, uma vez que o acesso ao programa possibilita o financiamento de equipamentos e serviços de tecnologia da informação avançados”.
Outras vantagens são a possibilidade de prover a formação dos professores em EAD e a permissão para articular cursos nos polos estaduais e municipais de apoio presencial da UAB. De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Susana Pimentel, “sem dúvida, esta conquista possibilita à UFRB a ampliação de seu território de ação sem, contudo, perder de vista a premissa da qualidade no processo de ensino/aprendizagem, seja ele ofertado de modo presencial ou a distância”.
A previsão é que em 2013 seja disponibilizado o primeiro curso da UFRB na modalidade EAD. O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), localizado no campus de Cruz das Almas, já tem aprovado um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância e, após autorização deste, outros cursos de graduação podem ser criados pela UFRB.