A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi contemplada no Edital Chamada da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep/BDB nº 001/2012 que visa apoiar as instituições públicas de ensino e pesquisa para implantação de repositórios institucionais. Com a seleção, a UFRB será uma das novas instituições a implantar o seu Repositório Institucional (RI), com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
O Repositório Institucional da UFRB vai disponibilizar em ambiente digital toda a produção científica das unidades de ensino, colegiados, laboratórios e grupos de pesquisa, garantindo o acesso aberto à memória intelectual da instituição. Para isso, a Universidade recebeu um kit tecnológico composto de um servidor, instalado com o software aberto DSpace, onde ficará hospedado o repositório. O projeto está sendo gerido pela Coordenadoria de Informação e Documentação, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTIN).
A bibliotecária Nadja dos Santos, chefe do NUTIN, explica que o repositório proverá informação para os membros da comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo, provocando um considerável aumento na visibilidade dos trabalhos disponibilizados. “O RI também vai dar segurança aos pesquisadores, pois garante a origem dos documentos e a sua validação pelos pares”, diz. Ela acrescenta que a iniciativa pode ainda gerar transparência e melhor gestão do investimento em pesquisa.
O servidor do Repositório da UFRB foi recebido junto ao Ibict neste mês de outubro e está sendo configurado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC). O processo implantação será conduzido por um Grupo Gestor, a ser indicado pela Reitoria. O grupo também será responsável pelo desenvolvimento da política de inserção e manutenção do repositório. A previsão é que no primeiro semestre de 2013 os primeiros acervos estejam disponíveis para acesso.