Fechar
Página inicial Notícias Grupo de Pesquisa do CFP irá atuar na detecção de poluentes na Baía de Todos os Santos

Grupo de Pesquisa do CFP irá atuar na detecção de poluentes na Baía de Todos os Santos

29/10/12 13:29 , 13/01/16 15:48 | 6260

A busca de dispositivos para detecção de poluentes na Baía de Todos os Santos será um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto intitulado “Pesquisando Kirimurê: Convergindo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação” faz parte de uma articulação de pesquisa com universidades baianas.

O trabalho em rede é assinado pelo professor da UFBA, Jailson Andrade, e é fruto de um movimento de pesquisa sobre a Baía de Todos os Santos (BTS), o MULTI-BTS. Como parte da equipe, o Grupo de Materiais Fotônicos, coordenado pelo professor Jorge Menezes do CFP, irá atuar de forma a contribuir com a gestão ambiental sustentável e a conservação do ecossistema da região. O horizonte temporal do projeto é de 30 anos.

Apoiado pela FAPESB desde 2007, o projeto foi selecionado novamente pelo Edital 009/2012 com financiamento de mais de R$ 500 mil. Os recursos serão distribuídos de acordo com a solicitação do grupo de pesquisa ao comitê gestor do projeto. Além disso, sete bolsistas CNPQs do CFP irão trabalhar juntamente com mais três professores do Centro de modo a criar oportunidades de extensão e pesquisa na UFRB.

Para o professor Jorge Menezes, o projeto em rede é uma nova tendência das Agências de Fomento, a exemplo da Fapesb. Este, em específico, irá trabalhar de modo a beneficiar à população da região da Baía de Todos os Santos. Multidisciplinar, o projeto já foi homologado no inicio de outubro.

 

Na dúvida, fale conosco!