Fechar
Página inicial Notícias Proposta de trabalho da UFRB é selecionada pelo Projeto Rondon

Proposta de trabalho da UFRB é selecionada pelo Projeto Rondon

01/11/12 08:18 , 13/01/16 15:48 | 7103

A proposta de trabalho da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) intitulada “Universidade e Comunidade: Parceria para a Transformação Social” foi selecionada para integrar as ações do Projeto Rondon, nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Sob coordenação da professora do curso de Enfermagem, Ariane Cedraz, a proposta está inserida na chamada Operação Canudos e será desenvolvida entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013, no município de Rodelas, região Norte da Bahia.

Entre as ações que serão realizadas na comunidade estão sete subprojetos de caráter social, focando três áreas temáticas: saúde, cidadania e educação. Em saúde, o subprojeto “Ela só quer, só pensa em namorar” está voltado para a promoção da saúde sexual na adolescência, “Oi tum, tum, bate coração; oi tum, coração pode bater” visa à prevenção de doenças cardiovasculares e “Mamãe, só sei que nasci assim” pretende discutir a humanização do parto e nascimento.

Em direitos humanos e justiça, tem-se a proposta de desenvolver dois subprojetos: “Em briga de marido e mulher, quem mete a colher?” visa o enfrentamento da violência contra a mulher e “Um por todos, todos por um” tem como objetivo fortalecer o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Na área da educação, o controle de qualidade da água será debatido em “És água viva, és vida nova”, já o subprojeto “Ai, se eu te pego!” irá sensibilizar sobre a importância da adoção de práticas e medidas para combater pragas e vetores.

As atividades serão executadas por uma equipe multidisciplinar composta de professores e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Biologia, visando à formação e/ou atualização de agentes multiplicadores. “Nossa intenção é somar esforços com as lideranças e autoridades locais, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, explica a professora Ariane. Neste domingo, dia 04 de novembro, ela realiza a viagem precursora do projeto, quando fará um diagnóstico no município, junto com o coordenador da Operação, Cel. José Victorio.

“Esse projeto nos mostra que ao aliar Universidade com mobilização popular e interesse público e político somos capazes de realizar transformação social”, diz a professora Mariluce Souza, co-autora da proposta de trabalho da UFRB. “Através dessa iniciativa podemos também oferecer ao aluno momentos de estímulo à sua capacidade criadora, além de fazer com que ele entenda que o seu papel ultrapassa os espaços acadêmicos”, acrescenta. Ao lado das docentes, a estudante do 8º semestre do curso de Enfermagem, Aline Macedo, também assina a proposta.

Projeto Rondon -
Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários buscando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.

 

Na dúvida, fale conosco!