A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é sede da Semana Entomológica da Bahia (SINSECTA). O evento reúne diversos especialistas da área em palestras, mesas-redondas, exposição de painéis e oficinas desde a segunda-feira, 03, no campus de Cruz das Almas. Seu encerramento ocorre neste domingo, 09.
Já na palestra de abertura, o professor da Escola Superior de Agricultura José Roberto Parra da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) proferiu a palestra “Panorama da entomologia brasileira”. Nela, foi traçado um cenário histórico da entomologia agrícola no país, com destaque para o início dos estudos no Brasil, cuja influência dos agroquímicos foi predominante. O pesquisador ainda pontuou a criação e início dos cursos de pós-graduação em entomologia em 1968 e da Fundação Entomológica do Brasil em 1972 como dois fatos que alavancaram a entomologia agrícola no Brasil.
No mesmo dia, a mesa redonda intitulada “Avanços na Pós-Graduação em Entomologia” reuniu os professores José Maurício Bento (ESALQ/USP), Raul Guedes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Herbert de Siqueira da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Eles apontaram as principais áreas de pesquisa e os modos de seleção das Universidades.
A pró-reitora de Pós- Graduação, Ana Cristina Fermino; o professor do CCAAB, Carlos Alfredo, o vice-diretor do CCAAB, Marcos Lhano; Evandro Silva, representante da Sociedade de Entomologia do Brasil, Abel Rebouças da Sociedade Brasileira de Fruticultura; Gilberto Santos do Programa de Pós-Graduação em Etimologia formaram a mesa de abertura do evento.