O professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Carlos Costa, foi agraciado com a "Medalha de Honra ao Mérito 80 anos da Escola de Museologia", durante o V Encontro da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia, no âmbito do 5º Fórum Nacional de Museus, realizado em novembro, na cidade Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Esta menção foi idealizada em homenagem aos oitenta anos do curso de Museologia mais antigo do país e é concedida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) às pessoas que tiveram destaque no campo museológico nos últimos anos.
Acerca da premiação o professor Carlos Costa disse que "além dos trabalhos desenvolvidos no COREM 1R (Conselho Regional de Museologia 1ª Região) e das intensas discussões sobre gestão estatal do patrimônio arqueológico, muito dessa menção, senão ela toda, deve-se, obviamente, ao trabalho que temos realizado na UFRB. Nesse sentido, inequivocamente, a Honra ao Mérito recebida estende-se aos colegas do curso, ao CAHL e, é claro, a UFRB”.
Ainda neste evento, o professor Carlos Costa e a professora Elizabete Mendonça, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), assumiram a coordenação de Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, no biênio 2012-2014. Neste período, os docentes também passam a compor o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro Museus, adiministrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), na representação das instituições universitárias relacionadas à área da Museologia.
Com informações de Lélia Sampaio.