O uso dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão (SIG) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem início em janeiro de 2013. Trata-se de uma plataforma digital que busca unir a execução de diferentes tarefas e informatizar todos os processos da universidade em busca da qualificação das atividades operacionais e de gestão.
“A ideia é que os sistemas proporcionem a integração entre as unidades administrativas e acadêmicas da UFRB, informatizando processos manuais e facilitando a obtenção de informações gerenciais”, explica o Analista de TI da COTEC Anderson Lago, gestor dos sistemas do Grupo de Tecnologia. Ao todo, quatro sistemas compõem o SIG: Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP).
Já a partir de 02 de janeiro, os Sistemas Integrados de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e o de Recursos Humanos (SIGRH) estarão disponíveis. O primeiro trabalhará com protocolo e almoxarifado. A previsão é de que em fevereiro amplie seus serviços. Já o segundo disponibilizará nesta primeira etapa dados funcionais e declarações de dependentes dos servidores.
De acordo com Lago, será possível uma melhor gestão de informações, com a promoção de um modelo administrativo baseado no desempenho e na melhoria contínua, através da facilidade de acesso e acompanhamento dos bens e serviços da universidade. “Além de pedir um material, por exemplo, vou saber quanto ele custou”, aponta. “Com os sistemas integrados também será possível qualificar o atendimento à comunidade, agilizar os processos e reduzir gastos com papeis e transporte”, completou André Luiz Maciel, gestor de negócio COTEC do Grupo de Gestão do projeto.
Desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já implantados em mais de dez instituições públicas federais, os Sistemas Integrados de Gestão são uma solução gerencial aprovada pelo MEC. Em 2009, foram adquiridos pela UFRB para instalação em ambiente próprio. A ação está sendo apoiada pela equipe da UFRN, por meio do Termo de Cooperação Técnica assinado entre as duas instituições. Diariamente, novas demandas são detectadas, promovendo assim a expansão dos sistemas.
Treinamento:
O SIPAC foi apresentado aos servidores, na última quarta e quinta-feira, 19 e 20 de dezembro. A Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP), a Coordenadoria de Logística (CLG) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) foram os responsáveis pelo treinamento dos serviços de Requisição de Material de Consumo e de Protocolo.
Até o dia 31 de dezembro, os servidores deverão acessar o ambiente de treinamento do SIPAC (treinamento.ufrb.edu.br). Em 02 de janeiro de 2013, os novos serviços passam a funcionar integralmente. A exceção é o sistema de protocolo que ainda permanecerá ativo para solicitação de veículos e para consultas de processos já encerrados e/ou em andamento.
Planejamento:
A etapa de planejamento foi concluída com a apresentação do plano do projeto ao Comitê Gestor no dia 20 de dezembro deste ano, contendo as diretrizes para a implantação dos sistemas, o cronograma básico estimado e o orçamento do projeto.
Os sistemas (fonte: info.ufrn.br):
SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos): integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, suprimento de fundos, diárias, passagens, hospedagem, material informacional, manutenção de infra-estrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente. Ele controla e gerencia: compras, licitações, boletins de serviços, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do campus, faturas, bolsas e pagamento de bolsas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos dentre outras funcionalidades.
SIGRH (Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos): informatiza os procedimentos de recursos humanos, tais como: marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. Enquanto algumas operações possuem algum nível de interação com o sistema SIAPE (sistema de âmbito nacional), outras são somente de âmbito interno.
SIGPP (Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos): permite o gerenciamento das metas pretendidas, anualmente, pelas unidades estratégicas da instituição: superintendências, secretarias, pró-reitorias, centros, unidades do complexo hospitalar, dentre outras. Essas metas servirão para realização do planejamento anual realizado pela unidade de administração central de toda a instituição.
SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas): informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. Da mesma maneira do SIPAC também disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).
Confira fotos do treinamento e da apresentação do plano do projeto ao Comitê Gestor: