Fechar
Página inicial Notícias Equipe da UFRB no Projeto Rondon inicia operação no município de Rodelas

Equipe da UFRB no Projeto Rondon inicia operação no município de Rodelas

17/01/13 14:52 , 13/01/16 15:48 | 3884

A equipe da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Projeto Rondon acaba de iniciar sua operação no município de Rodelas, no Norte da Bahia. Os rondonistas chegaram no último sábado, dia 12, à comunidade, onde permanecem pelos próximos doze dias desenvolvendo ações voltadas para a saúde, cidadania e educação.

A proposta "Universidade e Comunidade: Parceria para a Transformação Social" está inserida na Operação Canudos e tem como objetivo mobilizar a população para questões de caráter social e viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

Durante a operação, serão aplicadas ações distribuídas em sete subprojetos que visam à promoção da saúde sexual na adolescência, prevenção de doenças cardiovasculares, humanização do parto e nascimento, enfrentamento da violência contra a mulher, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), controle de qualidade da água e adoção de práticas e medidas para combater pragas e vetores.

As atividades serão executadas por uma equipe multidisciplinar composta de professores e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Biologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Estão em Rodelas as professoras Ariane Cedraz e Mariluce Souza e os estudantes Rodrigo Moura, Vinicius Silva, Aline Macedo, Rebecca Montes e Amanda Rios, Rosângela Santos, Joeli Souza e Tarcísio Costa. O grupo irá trabalhar em parceria com estudantes e profissionais do Instituto Federal de Educação Superior do Triângulo Mineiro.

A expectativa é que a experiência ofereça ao estudante momentos de estímulo à sua capacidade criadora, além de fazer com que entenda que o seu papel ultrapassa os espaços acadêmicos. "Com certeza, todos trarão em suas bagagens sentimentos de solidariedade e aprendizado que possam ser partilhados", disse a professora Ariane, antes do início da operação.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários buscando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes. Esta é a primeira vez que a UFRB participa do projeto, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

 

Na dúvida, fale conosco!