Fechar
Página inicial Notícias Adiamento da reunião de definição da metodologia da estatuinte da UFRB

Adiamento da reunião de definição da metodologia da estatuinte da UFRB

01/02/13 14:19 , 13/01/16 15:48 | 2861

O Presidente do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, reitor Paulo Gabriel Nacif, deliberou pelo cancelamento da reunião de votação da metodologia da Estatuinte que seria realizada na segunda-feira, 04 de fevereiro. A decisão é resultado de um pedido de adiamento feito pela Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR).

"O objetivo do adiamento recai sobre a necessidade de realizar o debate com os docentes e demais segmentos da Universidade, uma vez que o fim do ano passado não foi possível a realização de outras atividades para além das vinculadas ao fim do semestre", aponta o documento da APUR.

O reitor da UFRB e presidente do Consuni considera válida essa preocupação da APUR, principalmente em função de 2012 ter sido um ano atípico para o calendário acadêmico. "Sabemos que uma estatuinte envolve a definição do conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulamentarão o funcionamento geral da nossa universidade e isso envolve disputas, visões de mundo e mesmo um projeto de nação", declara o reitor. Ele ainda destaca ser fundamental que a comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos e estudantes) esteja segura para definir a metodologia desse processo.

Estatuinte: O Estatuto da Universidade é o documento que define os princípios e finalidades da instituição, bem como a sua estrutura, administração, funcionamento e atividades consoantes à sua natureza jurídica. A construção da Estatuinte da UFRB foi iniciada em 2009. Na época, foi instituída uma Comissão, por meio da Portaria nº 819/09, composta por representantes dos três segmentos acadêmicos dos cinco Centros de Ensino e representantes do Consuni e presidida pela Professora Rita Dias (CAHL). Após os trabalhos, a proposta de metodologia foi apresentada ao Consuni em 16 de março de 2012. Nessa reunião ficou deliberado que os Conselheiros deveriam estimular um amplo debate sobre o assunto, nos seus espaços institucionais. Os servidores técnico-administrativos já encaminharam as suas contribuições ao documento.

Na dúvida, fale conosco!